P

Pensando em Você

Assim como as folhas caem no outono, seus fios podem cair mais na estação

O outono é a estação conhecida por seu clima mais ameno e por folhas das árvores caindo. Além disso, muita gente não sabe, mas a atual estação também influencia na queda do cabelo.

Os raios solares precipitam ou aumentam a queda dos cabelos de um a quatro meses depois de seu ápice, que é o verão. Três meses depois vem o outono, trazendo o chamado eflúvio telógeno decorrente do sol de verão. O clima faz com que os cabelos sofram variações constantes ao longo do ano e precisem de cuidados específicos em cada época.

Durante o outono, por exemplo, a temperatura alterna muito entre dias secos, ensolarados e mais frios, contribuindo para o ressecamento e queda dos cabelos. Os cuidados precisam ser redobrados.

Outros fatores também contribuem para uma maior fragilidade dos fios, como as próprias exposições ocorridas no verão sem a devida proteção. Nesses meses mais frios, os cabelos ainda ficam mais ressecados pela diminuição da frequência de lavagens e pela água do chuveiro ser mais quente.

Isso acaba estimulando a oleosidade do couro cabeludo e causando disfunções que podem provocar queda capilar. O ressecamento, por si só, leva à quebra dos fios. Os cabelos cacheados sofrem mais nesta época, pois já são naturalmente secos. Listamos algumas dicas para manter a saúde capilar e conter a queda dos fios durante o outono:

Invista em um cronograma capilar potente – O cronograma capilar é uma técnica de cuidados que vale a pena incluir na rotina, especialmente no outono. Nessa época, vale priorizar a parte de nutrição do cronograma. O ideal é escolher máscaras de tratamento à base de óleo, como o de abacate.

Higienize seu cabelo regularmente – O cabelo deve ser lavado com frequência no outono, para não acumular resíduos no couro cabeludo e manter a região higienizada. O ideal é higienizar os fios cerca de 4 vezes por semana, intercalando os dias.

Lave o cabelo com água fria ou morna – Usar a água com uma temperatura mais amena para lavar os cabelos também ajuda. “As temperaturas altas da água, comuns no outono, deixam os fios mais ressecados e o couro cabeludo, mais oleoso. Uma água mais morna ou mais fria é ótima para manter o cabelo com aspecto bonito e brilhoso.

Saber a temperatura certa ao secar os fios capilares – Por conta do clima mais ameno, é comum secar os fios com a ajuda do secador nesta época do ano para agilizar o processo. Dormir com o cabelo molhado, inclusive, é um hábito que deve ser evitado. Nesses casos, manter o nível adequado da temperatura do secador, e até mesmo da chapinha ou do babyliss, também é essencial para manter as madeixas saudáveis.

Caso haja muita queda, procure um especialista – Se a queda dos cabelos for acentuada e chamar a atenção, é importante marcar uma avaliação capilar para investigar as causas do problema. Sem deixar os cuidados básicos de lado, é possível ter um cabelo saudável não só no outono, mas durante o ano todo.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários