P

Pensando em Você

Secador de cabelo: amigo ou vilão dos fios?

Na vida corrida da mulher moderna, o secador de cabelo é uma verdadeira mão na roda. O acessório é um aliado para secar os fios antes de dormir, para modelar mechas ou ajudar na finalização do penteado, transformando um visual em poucos minutos. Mas há quem diga que essa ferramenta, por ser uma potente fonte de calor, pode danificar, e muito, os fios. 

 O secador pode ser um amigo se você utilizá-lo a seu favor. Se você usá-lo sem nenhum tipo de cuidado, ele também é capaz de afetar a saúde capilar. Tudo vai depender da maneira que o secador é usado.

O calor excessivo produzido por ele é sim prejudicial aos cabelos, mas há formas de amenizar esse problema e manter as madeixas bonitas e saudáveis. O primeiro passo é passar um protetor térmico em todo o comprimento dos fios. Esse produto funciona como uma película protetora ao redor das mechas e protege a fibra capilar do ar quente, evitando o ressecamento do cabelo. É recomendado usar o protetor térmico antes da chapinha e do babyliss, aparelhos que emitem calor durante o uso, assim como o secador.

Com o cabelo protegido, é hora de medir a temperatura do secador. Mesmo que a pessoa esteja com pressa de secar o cabelo, não é indicado ligar o aparelho na temperatura máxima. Outra dica é manter uma distância de cerca de 30cm entre o secador e o cabelo, para que o calor não prejudique os fios e o couro cabeludo.

Saiu do banho e o cabelo está muito molhado? Retire o excesso com uma toalha e vá secando em temperatura média até que o cabelo esteja menos úmido. Quando ele estiver parcialmente seco, aí você começa a fazer o que pretende, seja modelar, finalizar, montar um penteado, entre outras opções. 

Além disso, os cuidados rotineiros com os cabelos, como hidratação e nutrição constantes, além de tratamentos de reconstrução, são super bem-vindos e auxiliam a manter os fios fortalecidos, mesmo com o uso do secador. 

É essencial proporcionar ao cabelo programas de tratamento para repor nutrientes importantes que vão se perdendo com o tempo, utilizando secador ou não.

Por ser uma ferramenta prática, muita gente usa o secador diariamente, sem prestar atenção nas precauções que ele exige.  Com o tempo, os cabelos são afetados: os fios vão ficando mais frágeis e quebradiços, resultando em queda de cabelo, e o próprio couro cabeludo também sai prejudicado. A região da cabeça fica mais sensível, podendo sofrer com descamações e até mesmo inflamações cutâneas.

Viviane Coutinho – Tricologista

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários