MOVIMENTAÇÃO
Região oeste recebe militares que atuarão na Operação Paraná III
Texto por Assessoria/ Imprensa Exército . Fotos por Divulgação/Ana Cláudia Valério . 11 de agosto de 2023 . 10:00
A movimentação de militares na região tem chamado a atenção da população. São cerca de 1.700 militares brasileiros e 125 do exterior que irão participar, de 12 a 18 de agosto, da Operação Paraná III, nos municípios de Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Santa Helena e Missal.
Com uma ampla programação, entre os temas dos problemas simulados, estão: ressuprimento em áreas de desastre; atendimento médico em hospital de campanha; escolta de comboio humanitário; resgate aeromóvel e fluvial; deslizamentos com vítimas; evacuação aeromédica; e, incêndio em fábricas.
HISTÓRICO – A primeira edição da Operação Paraná, no ano de 2017, contemplou o emprego de um efetivo de 130 militares brasileiros e paraguaios, atuando em um quadro de operações de defesa da pátria.
A Operação Paraná II, em 2019 abrangeu a defesa da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, em colaboração com o Exército paraguaio.
E nesta edição (2022 e 2023) será a primeira vez que o evento terá como foco o trabalho de ajuda humanitária, bem como a participação de outros países americanos e europeus.
OPERAÇÃO PARANÁ III – É um exercício de ajuda humanitária com a participação de exércitos do continente americano em um contexto simulado de desastres naturais, sendo explorado casos hipotéticos com o emprego de um esforço internacional para proporcionar ajuda e proteção à população figurada.
No ano passado, a primeira fase da Operação Paraná III foi realizada no município de Cascavel e estiveram presentes, além do Brasil, doze exércitos estrangeiros: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.
Coordenam e executam esta atividade o Comando de Operações Terrestres (COTER), o Comando Militar do Sul (CMS), a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec). Participam também o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Paraná.
EFETIVO – Serão 1700 militares brasileiros envolvidos. Além disso, 125 de países como Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, EUA, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.
Conta ainda com 48 blindados, 13 embarcações e quatro helicópteros.
Comentários