Política

ATENÇÃO

Eleitores de Missal poderão fazer o Recadastramento biométrico no próprio município

A descentralização dos serviços foi confirmada pelo Fórum Eleitoral e será entre os dias 10 de junho e 10 de julho

Desde o dia 06 de maio iniciou o Recadastramento biométrico para eleitores de Medianeira, Serranópolis do Iguaçu e Missal, o prazo é até 29 de novembro de 2019 para efetivar o referido recadastramento. Porém, haverá a descentralização do serviço no município de Missal e os eleitores do município podem fazer o recadastramento em Missal entre os dias 10 de junho e 10 de julho.

O atendimento vai ocorrer na Câmara de Vereadores de Missal de segunda-feira a sexta-feira, das 9h as 18h, sem intervalo. Serão 08 guichês para atendimento ao público. São necessários basicamente um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e o título de eleitor. Os dados do eleitor serão atualizados, o recadastramento da biometria de cada um, bem como a foto, que é feita na hora. No mesmo instante o eleitor já recebe o título de eleitor atualizado e impresso.

Portanto, os eleitores de Missal que ainda não efetuaram o recadastramento, devem aproveitar esse prazo de 10 de junho a 10 de julho, pois após esse prazo terão que se dirigir ao Fórum Eleitoral em Medianeira. O recadastramento é obrigatório e os eleitores que não efetuarem não estarão aptos para votar na próxima eleição, pois terão o título de eleitor cancelado, o que acarreta problemas com a justiça eleitoral.

Maiores de 70 anos também devem proceder o recadastramento Biométrico. Aos jovens entre 16 e 18 anos o voto é facultativo, mas pede-se que façam o título de eleitor, para desde cedo participarem diretamente dos pleitos, exercendo o direito de votar, e fazendo parte dos processos eleitorais. Dúvidas e informações podem ser obtidas na Secretaria de Administração pelo fone (45)3244-8000.

É necessária a apresentação dos seguintes documentos:

– Documento com foto

– Comprovante de residência ou de trabalho na cidade de Missal

– Título de Eleitor

Observação: Caso você tenha perdido seu título leve os documentos acima que o recadastramento será feito normalmente.

A Justiça Eleitoral convoca a todos os eleitores, inclusive os maiores de 70 (setenta) anos para o recadastramento biométrico, em que pese o voto lhes seja facultativo.

Recadastramento

Para o recadastramento do eleitor são coletados os dados biométricos por meio de sensores de scanner de alta definição, que armazenam as impressões de todos os dez dedos das mãos, além de digitalizar a assinatura e anexar uma foto do eleitor.

O TRE ressalta que quem não realizar o recadastramento biométrico terá o seu título de eleitor cancelado. O que pode acarretar em vários problemas, como, por exemplo, não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo público, não obter passaporte ou carteira de identidade.

Para atualizar o cadastro basta comparecer à Câmara de Vereadores de Missal no prazo de 10 de junho a 10 de julho, ou ao cartório eleitoral de Medianeira, portando um documento oficial com foto e comprovante de residência.

Comentários