RENOVABR
Medianeirense Eduardo Schulz conquistou uma das 528 vagas do curso de formação política
Texto por Ana Cláudia Valério . Fotos por Arquivo Pessoal . 14 de novembro de 2023 . 10:36
O RenovaBR é uma escola de formação de lideranças políticas, criada em 2017, com o objetivo de transformar cidadãos comuns em políticos fora do comum, tendo como missão o conhecimento qualificado sobre a realidade do nosso país, com base em dados e evidências, transparência e diálogo, formando assim verdadeiros agentes de transformação. “Hoje o RenovaBR é o maior curso de formação política do Brasil, sendo modelo para outros países. Desde a primeira turma, nas eleições de 2018, já foram formadas mais de duas mil lideranças por todo o Brasil, dos mais distintos posicionamentos políticos e origens. Nas eleições de 2018, 17 alunos foram eleitos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Já nas eleições de 2020, foram mais de 150 alunos eleitos para Prefeituras e Câmaras Municipais”, explica o engenheiro ambiental e acadêmico de Agronomia, Eduardo de Paula Schulz, que foi aprovado no processo seletivo e será mais uma liderança política formada pelo RenovaBR.
Eduardo conta que o processo seletivo foi composto de diversas fases, nas quais foram avaliadas competências como: integridade, espírito público e democracia, liderança, pensamento crítico, autoconhecimento, além de estar em pleno exercício dos direitos políticos e ser ficha limpa. Em cada fase, além da avaliação, o próprio processo de aprendizagem já era iniciado, até chegar à fase final, onde dos mais de 20 mil inscritos por todo o Brasil, apenas 528 foram aprovados. “Estar entre os aprovados foi um grande êxtase, principalmente fazendo uma reflexão ao passado. No ano de 2019, já havia tentado participar do processo seletivo do RenovaBR, chegando até a 3ª de cinco etapas. Naquele ano, alguns amigos conseguiram a aprovação. No processo seletivo de 2021, não me inscrevi, mas participei ativamente da campanha à Dep. Federal de um amigo e aluno do RenovaBR, Henrique Mecabô, e percebi o quão agregador era a formação na preparação da candidatura, me causando uma vontade de tentar novamente, para estar tão bem preparado ao debate público como este e outros amigos estavam. Neste ano, movido pela vontade da transformação rápida da política, com qualidade, decidi me inscrever novamente ao processo seletivo, tendo êxito junto com outros 527 colegas, entre mais de 20 mil inscritos”, relata. Ele ressalta que a única maneira de mudar a realidade política do país, com candidatos despreparados e descrença com o cenário político é a participação popular, de forma qualificada. “Se para qualquer entrevista de emprego precisamos atender requisitos mínimos, por que na política deveria ser diferente? Um candidato bem preparado, com conhecimento técnico, norteado por dados e evidências de políticas públicas que deram certo – não em achismos ideológicos e pessoais, é o início desta transformação e algo que eu sempre acreditei. E é exatamente por acreditar nisso, que hoje estou entrando para uma sala de aula, me preparando ainda mais, para que nas próximas eleições o meu nome fique à disposição da população no momento oportuno”, salienta.
Logo após a aprovação no RenovaBR já inicia o curso em si, com duração de oito meses. “Neste período, haverá aulas com especialistas das áreas de comunicação política, marketing, integridade no setor público, liderança, formação de equipe, planejamento de campanha, entre outros tópicos. Todas as aulas terão atividades avaliativas e ao final dos oito meses, apenas os alunos que atingirem um coeficiente mínimo de 70%, serão diplomados”, finaliza o engenheiro ambiental.
Comentários