Dia Nacional do Sorvete

PUBLICIDADE

No Brasil, em 2002, a ABIS instituiu o “Dia Nacional do Sorvete”. A data é comemorada todo dia 23 de setembro e foi criada com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é nesta época que o consumo de sorvete no país aumenta.

Sorvete ou gelado é uma sobremesa gelada à base de lacticínios, como leite ou nata, à qual é adicionada fruta ou outros ingredientes e sabores. A maior parte contém açúcar, embora alguns sejam feitos com adoçantes. Em alguns casos, são acrescentados corantes ou aromatizantes como complemento ou substituição dos ingredientes naturais. A emulsão é batida lentamente durante o arrefecimento, de forma a incorporar ar e prevenir a formação de cristais de gelo de grandes dimensões. O produto final é uma espuma semissólida suave e consistente, facilmente maleável e que pode ser retirada com uma colher.

Sorvete de Oreo com café

Ingredientes:

3 colheres de sopa de café solúvel

2 colheres de sopa de água

1/2 lata de leite condensado

2 1/2 xícaras de creme de leite fresco (nata)

1 xícara de Oreo picado (somente o biscoito)

Modo de Preparo:

Dissolva o café na água. Misture com o leite condensado. Junte ao creme de leite fresco.

Bata a mistura com uma batedeira até engrossar e até ficar aerada. Junte o Oreo e misture com uma espátula. Leve ao congelador por 3 horas

Dicas do Chef: Caso não queira fazer com café, substitua o café e a água por 2 colheres de chá de baunilha, ou a essência que preferir.

Comentários