V

Vida Saudável

Chás Laxantes??? Será??

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Constipação intestinal ou intestino preso é um problema de grande parte da população. É muito comum ouvir as dicas dos amigos ou dos vizinhos para resolver essa situação com chás, um conhecimento empírico.  Os mais conhecidos para essa finalidade são os chás de SENE e CÁSCARA SAGRADA, mas será que realmente funcionam? E são adequados?

Eles funcionam por serem irritantes gástricos, ou seja, eles “arranham” a parede intestinal, machucando as microvilosidades e isso não é interessante para nossa saúde como um todo. Então, NÃO é indicado ingerir esses chás e nem seus extratos em formas de cápsulas para melhorar o funcionamento intestinal, pois você estará “resolvendo” um sintoma naquele momento e causando um problema maior ainda, já que o intestino é responsável pela absorção das vitaminas e minerais, e, uma vez machucado não irá absorver adequadamente, além de a curto ou longo prazo causar uma inflamação ou até mesmo outras doenças intestinais.

Mas então teria algum chá adequado para auxiliar a função intestinal? Primeiro precisaríamos saber a razão desse mau funcionamento, qual o tipo de constipação que se tem.

Existem pessoas que vão ao banheiro todos os dias, mas tem as fezes ressecadas, são aquelas chamadas de constipadas por ressecamento, e nesse caso precisamos de um chá que leve água para a luz intestinal, por exemplo o Psyllium. Outro caso de constipação é aquele em que ficamos de 2 ou 3 dias sem evacuar, chamamos de falta de peristaltismo, nesse caso, um chá indicado seria a Alcachofra, pois é uma planta que vai trabalhar as vilosidades, vai melhorar o fluxo da bile.

Lembrando que chás fazem parte da medicina fitoterápica e não podem ser tomados indiscriminadamente. Se você não tem acompanhamento de um Nutricionista Fitoterápico ou outro profissional habilitado consuma no máximo duas xícaras de chá ao dia.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Vida Saudável

Por: Daniele Ribeiro Maioli

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional / Fitoterapia - CRN8/6175.

Pós Graduanda em Nutrição e Fisiologia do Exercício. Atendimento: Clínica de Psicologia Isabel Gessi Dalmolin - Medianeira (45) 3264-0297 / (45) 99988-0619 Centro Médico São Miguel - SMI (45) 3565-1221 Hospital Madre de Dio - SMI (45)3565-6000

Comentários