Dieta Restritiva x Obesidade
Por Nicoli Perlin . 5 de novembro de 2020 . 15:33
Os problemas relacionados à alimentação tornam-se maiores quando ocorrem restrições. Qualquer tipo de restrição alimentar gera frustração e um aumento do desejo por comidas consideradas como «proibidas», o que consequentemente leva ao consumo exagerado de alimentos e à sensação de culpa, ganho de peso e insatisfação corporal. Deste modo, volta-se à restrição alimentar. Assim, começa, termina e inicia novamente o ciclo vicioso das dietas restritivas.
Enquanto você se priva de consumir alimentos que gosta, seu cérebro o estimulará a aumentar o desejo por estes alimentos considerados como proibidos. Quando a privação não consegue mais ser contida torna-se comum o pensamento: «só vou comer um docinho». Porém, em um momento percebe-se que foram consumidos vários docinhos, ou seja, um período de compulsão ocorreu. Após isto vem a frustração e a sensação de fracasso, principalmente quando a situação se repete diversas vezes consequentemente ganho de peso.
Por estes motivos as dietas restritivas são contraindicadas, pois uma alimentação saudável é descomplicada e leve, deixando você viver cada momento com mais prazer e sem medo da comida.
Comentários