V

Vida Saudável

E a tal da ansiedade?

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Quem nunca comeu um chocolate, tomou um sorvete ou comeu uma pizza por ansiedade? Comer por estar feliz e querer comemorar, ou por estar triste e merecer? É característico de nós seres humanos ter uma relação afetiva com a comida. Em reuniões de família e amigos o cardápio está sempre em pauta, nas datas festivas ele é fundamental. A vida social é rodeada por comida e para muitos é uma fuga.

Antes de tudo, devemos analisar o que está nos deixando ansiosos e pontuar o que podemos fazer para melhorar tal situação. Terapias, lazer, exercícios, coach, acupuntura, leitura podem e ajudam a amenizar os sintomas, assim como alguns alimentos. Vamos conhecê-los?

Abacate: além de um ótimo modulador de cortisol é fonte de vitamina B3, B9 e age equilibrando nossos neurotransmissores.

Noz: fonte de B1 e inositol, também auxilia na modulação do SNC (sistema nervoso central)

Banana: fonte de triptofano (auxilia na regulação do sistema endócrino), melhor ainda se acrescentar um pouco de mel, dará um efeito calmante além de ser um prebiótico, auxiliando a função intestinal.

Lentilha: Precursor de GABA, que é um neurotransmissor inibitório, modula nosso sistema nervoso central com o estímulo do triptofano.

Além desses alimentos também temos a Colina presente no Ovo, o cacau que é um poderoso antioxidante (aquele chocolatinho 70 ou 85% vai muito bem ao final do dia) e também as plantas fitoterápicas como Panax Ginseng (inclusive meu Artigo de especialização foi sobre ele, é excelente!), Rodiola Rosea, Griffonia Simplicifolia, Crocus Sativus, Passiflora Incarnata entre outros. Lembrando sempre que fitoterápicos precisam ser individualizados pois suas interações podem prejudicar ao invés de ajudar. Por isso procure sempre seu nutricionista para ajustes individuais dos fitos e da dieta, que pode ser fracionada e com alimentos que irão auxiliar no controle da ansiedade ou compulsão alimentar.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Vida Saudável

Por: Daniele Ribeiro Maioli

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional / Fitoterapia - CRN8/6175.

Pós Graduanda em Nutrição e Fisiologia do Exercício. Atendimento: Clínica de Psicologia Isabel Gessi Dalmolin - Medianeira (45) 3264-0297 / (45) 99988-0619 Centro Médico São Miguel - SMI (45) 3565-1221 Hospital Madre de Dio - SMI (45)3565-6000

Comentários