V

Vida Saudável

Esteatose Hepática (gordura no fígado)

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

A doença hepática gordurosa não alcoólica, conhecida como Esteatose Hepática ou “fígado gordo” é caracterizado por mais de 5% de gordura no fígado e afeta cerca de 20% a 40% dos indivíduos obesos, e, em torno de 20% da população geral. É responsável por mais de 75% das doenças hepáticas crônicas, estando associada à obesidade, diabetes tipo II, resistência a insulina, inflamação no intestino, disbiose, excesso de gordura abdominal, consumo excessivo de carboidratos refinados e bebidas açucaradas, álcool etc.

A DGHNA é uma doença benigna e reversível na grande maioria dos casos. Entretanto, este excesso de gordura promove alterações em nível hepático e metabólico.

Principais sintomas: é assintomática em 75% dos casos, por isso é considerada uma doença silenciosa. Em alguns casos pode ocorrer fadiga, dor abdominal, intolerância ao exercício.

Se diagnosticado, o objetivo deve ser a reversão da doença, começando pela mudança no estilo de vida como redução de peso, reeducação alimentar, exercícios físicos. Pode parecer a forma mais lógica simplesmente cortar gordura, porém, uma média de apenas 16% de gordura no fígado é proveniente de gordura dietética.

Na nutrição contamos com suplementos e fitoterápicos que podem ser utilizados como coadjuvantes no tratamento, além de estratégias nutricionais. Vários estudos tem demonstrado que o consumo de dietas pobres em carboidratos refinados pode ajudar a reverter a DHGNA, por exemplo a low carb. Tratando a disbiose intestinal também temos excelentes resultados pois inibe o supercrescimento bacteriano “SIBO”. Outra opção é ajustar a gordura da alimentação, optando pelo aumento das monoinsaturadas e redução das saturadas, aumentar o consumo de fibras entre outros.

Se você tem Esteatose Hepática não espere, procure um profissional e inicie mudanças para reverter o quadro o quanto antes.

Fonte: Ebook Esteatose Hepática IAPP.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Vida Saudável

Por: Daniele Ribeiro Maioli

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional / Fitoterapia - CRN8/6175.

Pós Graduanda em Nutrição e Fisiologia do Exercício. Atendimento: Clínica de Psicologia Isabel Gessi Dalmolin - Medianeira (45) 3264-0297 / (45) 99988-0619 Centro Médico São Miguel - SMI (45) 3565-1221 Hospital Madre de Dio - SMI (45)3565-6000

Comentários