V

Vida Saudável

Microbiota intestinal e doenças metabólicas

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Primeiro vamos entender o que é doença/síndome metabólica: É um conjunto de doenças que, associadas, vão levar ao aumento do risco de problemas cardiovasculares. Estas doenças são a obesidade, pressão alta, alterações de colesterol, triglicérides e glicemia.

E você sabia que a saúde do seu intestino pode ser determinante para a prevenção dessas doenças? A formação de acetato pelas bactérias patogênicas pode ser responsável por um maior estímulo pancreático, elevando os níveis de insulina no sangue, com isso, aumentam a grelina (hormônio responsável pela fome). O aumento da resistência a insulina que pode ser desencadeado por esse processo é um gatilho importante para o início da síndrome metabólica.

Estratégias nutricionais que visam a melhora da microbiota intestinal é essencial para a saúde do seu organismo. Essas condutas deverão ser individualizadas, com suplementação de aminoácidos essenciais, cepas de lactobacillus específicas, e claro, adequando alimentação. Hoje temos certeza que evacuar todos os dias não significa ter um intestino saudável. Devemos prestar atenção nos sinais que nosso corpo nos envia e prevenir essas doenças. Para saber a conduta indicada para você, consulte sua nutricionista.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Vida Saudável

Por: Daniele Ribeiro Maioli

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional / Fitoterapia - CRN8/6175.

Pós Graduanda em Nutrição e Fisiologia do Exercício. Atendimento: Clínica de Psicologia Isabel Gessi Dalmolin - Medianeira (45) 3264-0297 / (45) 99988-0619 Centro Médico São Miguel - SMI (45) 3565-1221 Hospital Madre de Dio - SMI (45)3565-6000

Comentários