Cidades

ITAIPULÂNDIA

Nutrição: a Ciência que fortalece a mente, alimenta o corpo e torna os seres humanos melhores

A nutricionista é a profissional que atua para a promoção da saúde por meio da alimentação. Em Itaipulândia, o time de Nutrição da Secretaria de Saúde é formado pelas nutricionistas Andreia Bohnenberger, Silvane Groth Lange e pela estagiária Eloisa Darla Groto.

Andréia atua há 5 anos no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Coordenação de Programas de Alimentação e Nutrição, além de realizar inspeção na Vigilância em Saúde.

“Sou apaixonada em trazer qualidade de vida às pessoas. Por conta da pandemia, estamos com dificuldade de realizar esse trabalho e os pacientes estão chegando adoecidos – comenta Andréia.

Com a pandemia, aumentaram os atendimentos e a procura de pacientes obesos, diabéticos, hipertensos, entre outras comorbidades, tendo grande relação com o isolamento social e a falta de exercícios físicos.

“Minha expectativa é de retornar com as atividades em grupo, pois sabemos que ao trabalhar em coletividade há uma adesão muito melhor das orientações” – explica a colega de Andréia, Silvane Groth Lange, também nutricionista.

Atuante desde 2017 no Hospital e Maternidade Itaipulândia e no NASF, Silvane é responsável pelo planejamento, compras de gêneros alimentícios e equipamentos da cozinha do HMI, além de planejar o cardápio refeições servidas aos pacientes, acompanhantes e funcionários.

“O que me deixa mais realizada profissionalmente é ouvir os relatos e agradecimentos dos pacientes dizendo que a vida melhorou depois que está se alimentando melhor. Isso me deixa muito feliz, pois nossa saúde começa com uma alimentação saudável” – revela a profissional.

Comentários