V

Vida Saudável

Obesidade e cirurgia bariátrica

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

A obesidade é um problema que atinge a humanidade quase como um todo, e associada à hipertensão arterial, dislipidemia e diabetes estão ligados a aproximadamente 3.2 milhões de mortes anualmente no mundo.

Considerada uma doença, está ligada diretamente ao estilo de vida moderna, e se espalha rapidamente pela sociedade contemporânea. Hoje, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), já são mais de 70 milhões de homens, mulheres, adolescentes e crianças obesas no Brasil. Sabe-se que a obesidade aumenta a incidência de outras doenças, que prejudicam a qualidade de vida, aumentando a mortalidade da população obesa. Portanto, tratar a obesidade é uma questão de saúde pública e não somente questão estética, como muitos pensam.

Após tentar dietas, reeducação alimentar, atividades físicas, medicamentos para reduzir peso e até mesmo o balão intragástrico, a cirurgia é uma opção de tratamento, desde que sob indicação médica e após avaliação minuciosa.

A partir do momento que o paciente decidiu realizar a cirurgia, deve passar por uma equipe multidisciplinar para escolha da técnica cirúrgica, avaliação do estado de saúde físico e mental etc. Um desses profissionais é o nutricionista, que deve estar apto a avaliar necessidades nutricionais, planejar a alimentação do pré e pós operatório, adequar as fases de evolução de dietas, analisar composição corporal, prescrever polivitamínicos, poliminerais, suplementos proteicos entre outros. O acompanhamento pós cirúrgico também é muito importante, pois evita o reganho de peso e perdas nutricionais.

Você deve considerar que como qualquer outro procedimento cirúrgico, a cirurgia bariátrica é um procedimento que requer compromissos e responsabilidades para que o resultado seja satisfatório. Não escolha fazer a cirurgia bariátrica apenas por estética. A cirurgia tem como objetivo, evitar as doenças que aparecem com a obesidade e proporcionar ao paciente uma melhor qualidade de vida.

Antes de tudo, avalie se você se esforçou o suficiente para ter sucesso nos tratamentos anteriores, pois a cirurgia vai exigir de você uma dedicação e novos hábitos para o resto da sua vida.

Fonte: Guia Bariátrica

 

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Vida Saudável

Por: Daniele Ribeiro Maioli

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Funcional / Fitoterapia - CRN8/6175.

Pós Graduanda em Nutrição e Fisiologia do Exercício. Atendimento: Clínica de Psicologia Isabel Gessi Dalmolin - Medianeira (45) 3264-0297 / (45) 99988-0619 Centro Médico São Miguel - SMI (45) 3565-1221 Hospital Madre de Dio - SMI (45)3565-6000

Comentários