D

Dicas do Chef

As diferenças entre entrecot e contrafilé

Contrafilé e Entrecot são cortes semelhantes, pois um é a continuação do outro. Ambos estão no quarto traseiro do boi e, normalmente, são trabalhados de maneira parecida. O Contrafilé também é conhecido como Bife de Chorizo, tradicional nas parrillas argentinas e uruguaias. Já o Entrecot leva outros dois nomes: Filé de Costela e Bife Ancho.

O ideal é que os cortes de Entrecot sejam preparados em grelhas, com fogo forte e bom braseiro, principalmente. O melhor modo de preparo é cortar a peça em medalhões, com aproximadamente dois dedos de largura. Isso faz com que a carne fique ainda mais suculenta. Já o Contrafilé pode ser cortado em tiras. Coloque sal a gosto para temperar, pode ser usado tanto o sal fino quanto o sal parrillero, que é um pouco mais grosso do que o tipo tradicional.

Entrecot com legumes tostados

Ingredientes:

400gr Entrecot bovino

150gr de tomates cerejas

100gr de mini cebolas

100gr de brócolis

50gr de manteiga

Alecrim, Tomilho, dentes de Alho – a gosto

Sal e pimenta – a gosto

Modo de Preparo:

Limpe os legumes. Descasque e corte a cebola pela metade no sentido do comprimento.

Os brócolis e a cebola passam por um processo de branquear. Coloque os dois em água fervente salgada, por um curto período, e em seguida coloque em um recipiente com água gelada.

Tempere carne com sal e pimenta nos dois lados. Em frigideira bem quente, sele a carne por três minutos aproximadamente em um lado, quando virar a carne, acrescente todos os outros ingredientes, começando pela manteiga, alecrim, e tomilho, e em seguida os legumes.

Deixe tostando até o ponto de sua preferência. Para dar o ponto interno da carne, podemos levar todo o preparo para o forno caso sua frigideira suporte esta ação, isso renderá um preparo com todo o sabor penetrando na carne.

Sirva na própria frigideira.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários