COLUNA
Ganhando o mundo
O medianeirense Wilian de Christo, estudante do Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva, foi selecionado para um programa de intercâmbio internacional na Nova Zelândia (Programa Ganhando o Mundo – PGM), promovido pela Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte), com o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no exterior, hospedados em uma família local, praticando a língua local, desenvolvendo sua autonomia e ampliando repertórios culturais e acadêmicos. Ao retornar ao Brasil, ele tem a missão de compartilhar com colegas e professores o aprendizado vivido.
Texto por Douglas Florêncio . Fotos por divulgação . 30 de junho de 2022 . 10:34
Wilian tem 16 anos, nasceu em Medianeira, morou parte da infância em Londrina-PR e São José do Rio Preto-SP, até voltar à cidade natal. É filho de Paulo, profissional de Educação Física e da minha mãe, Geovana que trabalha em uma indústria da cidade. Têm dois irmãos, Jéssyka de 20 anos, que cursa Medicina em Ponta Grossa, e Maykon, que aos 26 anos acaba de ter a Alice, uma filhinha linda com a Beatriz sua cunhada.
Ele soube do PGM em 11 de maio, último dia das inscrições, e teve que correr para se inscrever, sendo um dos últimos a conseguir a inscrição. Ele ainda não sabe a data exata que irá para Nova Zelândia, mas ao que tudo indica que será a partir do dia 15 de julho, ficando por lá até novembro por aproximadamente três meses. Wilian irá morar em uma host family, família considerada nativa do país e vai estudar em um colégio ao sul. “Eu ainda não acredito que fui selecionado para o intercâmbio. É uma emoção muito grande e acho que a minha ficha só vai cair quando eu estiver lá. Espero aprender muitas coisas novas, ter experiência incríveis e lembranças inesquecíveis”, ressaltou Wilian.
O processo seletivo foi realizado em duas etapas, a primeira consistiu na análise dos requisitos obrigatórios para a participação: estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina no ano letivo de 2021, entre outras. Na segunda etapa, foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada município paranaense, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano letivo de 2021 (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, um estudante de cada município passou para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, foram selecionados os 100 primeiros colocados, divulgados no dia 25 de maio. Cada um deles representa um município diferente do Paraná. “O que dizer deste aluno? Wilian é um aluno brilhante, sempre estudioso e dedicado, é um cidadão crítico além de ser uma pessoa incrível. Ele é respeitoso, gentil e está sempre disposto a colaborar. O Programa Ganhando Mundo o escolheu, pois ele merece. Que o intercâmbio seja a primeira de muitas conquistas que terá em sua vida. Queremos agradecer a todos os professores e equipe pedagógica, que ao longo dos anos participaram da construção deste menino de ouro, grande parte do mérito é de vocês. Voe alto Wilian, o mundo é seu. Estamos muitos felizes por você”, escreveu a direção do Colégio Costa e Silva em uma rede social.




Comentários