C

Café Analítico

Só uma olhadinha

É uma tentação. Atire a primeira pedra quem nunca deu aquela olhadinha no perfil de alguém por quem se tem curiosidade no Facebook. Sim, nós olhamos. E penso que a ferramenta foi feita justamente para isso: expor-se. Porém, em alguns casos, visualizar o perfil de outras pessoas pode gerar angústia, ansiedade e sofrimento desnecessário.

Você abre o perfil de alguém e ali estão fotos das viagens, passeios divertidos, ‘selfies’ sorridentes, aquela pose feita na frente do espelho da academia mostrando o corpo sarado e pensa: “minha vida não tem graça, sou infeliz, não sirvo pra nada, estou gordo e feio”. E, na verdade, tudo isso é uma grande ilusão. Ninguém é feliz, lindo e sorridente o tempo todo. O que acontece é que as pessoas postam fotos quando vivenciam estes momentos ou até mesmo forçam situações.

Se for observar o seu próprio perfil, verá que também tende a postar fotos quando está bem, divertindo-se com amigos ou em passeios especiais. O problema é que as pessoas têm o impulso de olhar e avaliar a vida dos outros e não a própria. E isso é um passo para a insatisfação e tristeza. Passamos a nos comparar com os outros e esquecemos que cada um tem seus problemas e frustrações – uns mais, outros menos – então para quê se comparar?

Outra situação muito comum é em fins de relacionamento. Os parceiros não conseguem controlar a vontade de dar aquela olhadinha no perfil do ex para saber aonde foi, com quem está saindo, se já partiu para outra. Para isso, o Facebook é uma ótima ferramenta, porém, em contrapartida, a pessoa não percebe o sofrimento emocional que isto causa. Isso porque além de visualizar, ela irá criar uma série de afirmações na cabeça, sendo que a maioria é imaginária, não está acontecendo de verdade: “Se já está postando fotos com as amigas é porque já me esqueceu!”; “Adicionou esta pessoa… hummm sabia que eles tinham alguma coisa!”; “Curtiu a foto de fulano… já partiu para outra!”… e por aí vai… a imaginação vai longe, ainda mais sendo alimentada por tanta fartura oferecida pela rede social.

Estudos mais recentes comprovam que sim, o Facebook pode levar uma pessoa à depressão por conta da comparação social. Ficar muito tempo visualizando perfis e a linha do tempo acaba dando a impressão, para quem visualiza, de que se está socialmente superado pelos outros. Mas, o que a maioria mostra em seu perfil é como gostaria de ser e não a vida real. Grande parte dos usuários não é popular e feliz como mostra na rede, mas desejaria. Isso significa que o Facebook é uma projeção do que gostaríamos de ser. Assim, hoje, ao conhecer uma pessoa temos dois caminhos distintos, mas entrelaçados: o ‘eu online’ e o ‘eu offline’.

Tiramos vinte fotos, editamos meia dúzia e gostamos de uma. Esta, então, publicamos nas redes sociais… aí está a realidade.

Café Analítico

Por: Camyle Hart

Jornalista e Psicóloga (Crp 08/22594)
Atendimento terapêutico (45) 99932-0666

Comentários