Cidades

Wi-Fi gratuito

Árvore digital oferece internet de graça em Praça de Santa Terezinha de Itaipu

A Praça do Paço Municipal 03 de Maio de Santa Terezinha de Itaipu é ponto de encontro das famílias itaipuenses, principalmente nos feriados, finais de semana e também durante a noite, horário em que muitos procuram o local para prática de atividades físicas. A boa notícia para os frequentadores do local, é que, além da academia ao ar livre, playground para as crianças e espaço de lazer para os adultos, a praça contará com outra novidade, a árvore digital.

A árvore solar digital feita com tecnologia sustentável, capta a radiação do sol em cinco painéis fotovoltaicos, para garantir o funcionamento autônomo do aparelho, que irá funcionar 24 horas por dia. A árvore deverá emitir sinal de Wi-Fi gratuito para até 100 pessoas ao mesmo tempo e oferecerá também conectores de USB para carga de bateria, com capacidade para até 16 celulares simultaneamente. Cada usuário poderá usufruir do equipamento por até 90 minutos/dia.

De acordo com a Assessora Especial de Captação de Recursos, Jenny Brustolin, a árvore não terá custo algum para o município. “Santa Terezinha é o primeiro dos dezesseis municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, que receberá a árvore digital, fruto da parceria entre o Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional”, explica.

“Em virtude das características e demandas da cidade, recebemos a doação desta árvore tecnológica, para que a população possa fazer uso de todos os recursos que ela disponibiliza. Essa é mais uma ação da municipalidade, em parceria com a Itaipu Binacional, que deve beneficiar toda a população itaipuense”, destaca a prefeita em exercício, Neide Mariot Corrente.  

A instalação das árvores nos dezesseis municípios lindeiros ao Lago de Itaipu deve ocorrer em locais públicos a escolha dos gestores municipais. Em Santa Terezinha de Itaipu, o local escolhido foi a Praça do Paço Municipal 03 de Maio, pois além de ser um ponto de encontro, é ideal para captação da energia solar. O funcionamento da árvore digital iniciará neste final de semana, dias 15 e 16 de setembro, quando o local será palco do Rock in Rua, evento promovido pela Administração Municipal, através do Departamento de Cultura, que tem como objetivo valorizar e incentivar bandas locais e proporcionar à comunidade mais uma opção de diversão e lazer.

Curiosidade

No Estado do Paraná, apenas três cidades possuem árvores digitais. A primeira cidade a receber a novidade foi Guarapuava. Em seguida, foi a vez da cidade de Londrina. A cidade da grande Curitiba, Piraquara, foi a última a receber a árvore digital.

Comentários