MISSAL
Exaltação às tradições germânicas na Deutsches Fest
Cultura, beleza, cores, animação, gastronomia. Mais uma vez a Deutsches Fest faz um resgate cultural, evidenciado no desfile dos carros alegóricos, concursos, apresentações culturais e jogo do barril.
Texto por TANNER . Fotos por TANNER/ASSESSORIA DEUTSCHES FEST . 13 de abril de 2018 . 15:32

Foram três dias de muita festa, cultura, chope, alegria e beleza feminina, que marcaram as tradições, costumes e valores da cultura germânica – na 17ª edição da Deutsches Fest Missal, entre sexta-feira (06) e domingo (08). Na abertura, desfile dos carros alegóricos pela Avenida Dom Geraldo Sigaud, que sob os aplausos de um grande público teve como vencedor o bloco “Os Fritz”. No Centro de Eventos autoridades e convidados brindaram o tradicional “prost” que deu início ao concurso da Rainha – oito candidatas concorreram ao título, apresentando beleza da mulher missalense em original coreografia. Sabrina Lourdes Angnes foi coroada Rainha, 1ª Princesa Franciele Hendges e 2ª Princesa Larissa Bohnenberger. As apresentações culturais e jantar típico também fizeram parte da festa; encerrando a noite festiva com baile das Bandas Comando Legal, Frozen Fest, Gralha Azul e Impérius.






No sábado, jantar típico alemão com apresentações do Coral Voz Ativa, Concurso do Chopp em Metro e baile com as Bandas Munique (Concórdia-SC), Vox 3 e Alemalukos. No domingo (03) aconteceram as provas esportivas na Avemi. Antes de tudo isso, o casal Luis Costa & Tecla Lucia Costa havia sido eleito Casal Fritz & Frida, na pré-Deutsches, no último dia 04.


IRREVERÊNCIA – Uma das atrações mais esperadas da festa alemã aconteceu domingo à tarde na AVEMI de Missal: o Jogo do Barril. Uma brincadeira que busca o entretenimento entre os participantes e é bastante prestigiada pela população, que se diverte com um jogo de futebol nada convencional: com um barril de chope (Choppwagen) no meio do campo. As regras também são diferenciadas: se o time acertar a bola no carro, cometer alguma falta ou fizer um gol, o jogo para alguns segundos para os jogadores tomarem chope – essa é a punição.

A atração reuniu curiosos, além dos blocos participantes, autoridades e imprensa regional; que também contavam com a “ajuda” do SAMU Móvel. Um dos momentos mais esperados foi os dois jogos das autoridades contra a imprensa (representada por profissionais das rádios, portais, jornais impressos e assessores de prefeitos). Dessa vez, os placares dos jogos ficaram divididos, com empate das equipes masculinas (um a um – com gol “estilo Maradona” cancelado para as autoridades) e vitória para a imprensa na equipe feminina (três a dois – com dois gols cancelados para a imprensa). Apesar das vitórias, é uma diversão que não tem vencedores, com o simples objetivo de divertir e motivar os participantes a tomarem muito chope! Além do Jogo do Barril, também aconteceram as corrida do saco, do carrinho de mão e o concurso do serrote; relembrando tradicionais brincadeiras dos antepassados.


Comentários