Cidades

FORTALECIMENTO

Missal lança Portal das Licitações

No último dia 10 de outubro, o município de Missal em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas), fez o lançamento do Portal das Licitações, junto Seminário de Compras Públicas. O Consultor do Sebrae da região que pertence Missal, José Altair Schimmlfenning, fez a apresentação de como será o funcionamento do mesmo.

José Altair apresentou gráficos da progressão de número de empresas de pequeno porte, micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais do município de Missal. Afirmou que Missal é um dos pioneiros em implantar esse sistema que visa facilitar o acesso a informação ao empresariado local, através de um cadastro que deve ser feito no site www.oeste.comprapr.com.br

Atualmente, o município de Missal, via processos licitatórios, realiza praticamente metade de suas compras públicas no comercio local, mas a meta com o Portal das Licitações é aumentar para 70%. Ainda de acordo com José Altair, fazer metade das compras no próprio comércio já é considerado um bom número. Com essa ferramenta a informação vai chegar de forma mais direta conforme o interesse dos empresários.

Os comerciantes locais que tem interesse em receber as informações, basta realizar o cadastro junto ao site www.oeste.comprapr.com.br, preencher os dados da empresa, escolher o ramo de atividade que deseja receber os editais. O município de Missal fará o cadastro, após firmado o Termo de Cooperação, e sempre que lançar editais, esses vão direto ao e-mail cadastrado pelos empresários. A Sala do Empreendedor de Missal vai estar a disposição para realizar o cadastro a quem desejar.

O Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Rudi Scherer Paetzold, disse estar muito satisfeito em poder apresentar o Portal das Licitações, que tem por objetivo fortalecer ainda mais o comércio local, e principalmente fazer com que participem mais dos processos de licitações, para com isso gerar mais renda e empregos.

“Foi constatado nos últimos anos que a Prefeitura Municipal ainda compra muitos produtos e equipamentos fora da sua área territorial, e nós queremos mudar este conceito fazendo com que o nosso Empreendedor se atualize, se profissionalize e participe dos processos de licitações”, observa Rudi.

O Secretário explicou que a ideia surgiu nas reuniões realizadas mensalmente com os integrantes do Comitê Gestor juntamente com o Sebrae na discussão da Lei Geral e Lei Municipal (N° 1.289 de 15 de agosto de 2015), em oferecer uma nova ferramenta que tem como intuito ajudar a tornar público os editais de licitação e fazer com que haja maior participação das empresas locais no certame. “Valoriza os que acreditam, temos a certeza que o Portal nos dará muitos resultados positivos dentro do comércio local”, finaliza.

Comentários