D

Dicas do Chef

Aproveitamento dos alimentos em período de escassez

Alimentos são desperdiçados de várias formas: pela produção em excesso, ao caírem dos caminhões durante o transporte, ficando em estoque… Entretanto, boa parte do desperdício ocorre exatamente onde o alimento deveria ser aproveitado: na cozinha. O descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser usadas em diversas receitas é um exemplo de como jogamos na lixeira o que deveria estar no prato. A alimentação sustentável combate este processo, por meio do aproveitamento integral, do planejamento na hora de ir às compras e da conservação. Menos lixo acumulado, menos dinheiro gasto em vão e melhor distribuição de mantimentos. Tudo isso com pequenas mudanças no dia a dia.

 

Torta salgada de casca de abóbora com recheio de talos

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo;

3 ovos;

1 xícara (chá) de casca de abóbora;

1 xícara (chá) de talo de couve e salsa;

1 cenoura ralada;

½ pacote de queijo ralado (50 g);

1 cebola pequena;

1 dente de alho;

250 ml de leite;

Sal a gosto;

1 colher (sobremesa) de fermento em pó.

 Modo de fazer:

Recheio

Refogue a cebola, o alho, os talos e a cenoura. Reserve.

Massa

Coloque os ovos, a casca de abóbora, o óleo, o queijo ralado, o leite e o sal no liquidificador. Despeje a massa em uma vasilha e misture o trigo, o recheio e o fermento em pó. Leve ao forno por 30 minutos em forma previamente untada com margarina ou óleo e farinha de trigo.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários