D

Dicas do Chef

Caldos, Sopas, Cremes…

Sopa de Capeletti

Ingredientes:

1 kg de frango semi-caipira picado

1 cebola média inteira descascada

2 folhas de louro

1 colher (sopa) de sal

1 litro de água ou um pouco mais

½ maço de cebolinha verde picada

1 cubinho de caldo de galinha caipira

500gr capeletti de frango ou carne

  Modo de Preparo:

Lave o frango e escorra bem. Coloque o mesmo em uma panela de pressão com o sal, a cebola, o louro, a pimenta e a água (deve cobrir a carne e ficar uns 2 dedos acima)

Tampe a panela e leve ao fogo baixo para cozinhar. Assim que a panela começar a apitar conte 1 hora. Resfrie a tampa da panela debaixo de água fria corrente. Sobre outra panela coloque um escorredor de macarrão e dentro do mesmo escorra a sopa .Espere a carne amornar e desfie a mesma em pedaços maiores (retire as peles e os ossos). Coloque essa carne dentro do caldo coado. Em outra panela ferva bastante água com sal e um fio de óleo para cozinhar o capeletti. Assim que estiverem cozidos al dente, escorra-os em um

escorredor de macarrão e depois coloque dentro do caldo.

Leve a panela da sopa ao fogo médio, junte a cebolinha picada e deixe ferver um pouco com um cubinho de caldo. Prove o sal e adicione mais se necessário.

Sirva bem quente como entrada de um jantar italiano ou como prato único. Se gostar polvilhe com um pouco de queijo parmesão ralado fino.

Creme de Abóbora com Carne Seca

Ingredientes:

500g de abóbora madura cozida

2 tabletes de caldo de legumes

2 dentes de alho amassados

300g de carne seca cozida e desfiada (cozida somente na água e dessalgada antes)

1 cebola média picada

1 xícara de cebolinha verde picada

1 e 1/2 litro de água

300g de requeijão cremoso

2 colheres de azeite ou óleo

1 colher (sopa) de colorau

Modo de Fazer:

Bata no liquidificador abóbora e a água e reserve. Em uma panela coloque o alho, o azeite a cebola e deixe fritar até dourar. Depois coloque o colorau, o caldo de legumes e o creme de abóbora e mexa sempre até engrossar, quando assim estiver coloque o requeijão cremoso e a cebolinha e sirva quente.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários