D

Dicas do Chef

Caldos, Sopas, Cremes…

Com esse frio esses pratos se tornam mais comuns no nosso dia a dia

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Com a chegada das temperaturas mais baixas, nada como um prato bem quentinho para saciar a fome. Não é a toa que quando o ingrediente é bom logo ouvimos “dá um caldo”. É só ferver em água quente, temperar e a delícia está pronta para te alimentar e te aquecer nesse inverno.

Inverno combina com pratos quentes e, por isso, aposte no preparo de sopas, caldos e cremes. Eles podem servir como entrada ou prato principal, de acordo com os seus ingredientes. Que tal fazer trocas saudáveis, substituindo o arroz branco e o macarrão por grãos integrais, como o arroz integral, o painço e a quinoa? Além disso, também dá para incrementar os caldos e cremes com ingredientes funcionais, como as farinhas de chia e de linhaça. Outra dica é utilizar ingredientes bem coloridos e ricos em proteínas.

 

 

Caldinho de Feijão

 Ingredientes:

500gr de feijão preto ou carioca já cozido

200gr de bacon

200gr de linguiça calabresa

1 cebola grande bem picadinha

1 maço de cheiro verde bem picadinho

2 dentes de alho bem picadinhos

1 tablete de caldo de bacon

2 folhas de louro

Pimenta a gosto

100 ml de óleo de soja (pode ser a gordura que fritou o bacon e a linguiça)

Modo de Preparo:

Corte em cubinhos o bacon e a linguiça calabresa em pedacinhos pequenos. Leve ao fogo para fritar primeiro o bacon depois a linguiça e em seguida escorra a gordura em uma vasilha. Reserve. Bata no liquidificador, o feijão com o caldo dele e mais uns 200ml de agua.

Em uma panela coloque o óleo ou a gordura do bacon e da calabresa que esta reservada. Em seguida coloque a cebola, o alho e deixe fritar um pouco, após ter fritado a cebola e o alho coloque o cheiro verde a calabresa e o bacon, acrescente o feijão já batido e o tablete de caldo de bacon, e as folhas de louro, coloque um pouco de agua se necessário e deixe ferver até ficar o caldo bem consistente.

Está pronto, é só servir com torradas e queijo ralado.

Creme de batata e alho-poró

Ingredientes:

3 talos de alho-poró cortados em fatias

2 colheres (sopa) de manteiga

1 tablete de caldo de legumes

3 e 1/2 xícaras (chá) de água quente

750 g de batata descascada e cortada em cubos grandes

Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Refogue o alho-poró na manteiga até amaciar um pouco. Adicione o caldo de carne dissolvido na água fervente e a batata. Tampe a panela e cozinhe por 7 minutos.

Abra a panela sob água corrente (as batatas devem estar desfeitas). Mexa e amasse os pedaços restantes. Ajuste o sal e tempere com pimenta-do-reino. Ferva por mais alguns minutos com a panela destampada até adquirir a consistência desejada.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS


Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /home/mensageiro/public_html/wp-content/themes/jornalmensageiro/single.php on line 125

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários