D

Dicas do Chef

Inverno chegando: dicas para manter uma alimentação deliciosa e saudável…

O inverno está se aproximando, as temperaturas caem e os alimentos e bebidas calóricas aparecem com frequência. Diante disso, como ter uma alimentação adequada no inverno? Nessa estação do ano, em função do frio, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. Assim para compensar esse gasto é necessária uma maior ingestão de alimentos, os quais fornecem a energia que auxilia nesta manutenção.

Os alimentos normalmente consumidos no inverno são muito calóricos podendo resultar em um aumento de peso indesejado. Portanto, se você comer a quantidade adequada de acordo com suas necessidades poderá manter e até perder peso nesta época do ano. Vamos as dicas:

  • Não se esqueça da hidratação! É muito importante beber muita água. Nossa transpiração no inverno diminui, porém a necessidade de hidratação para o nosso organismo continua a mesma.
  • Abuse das sopas e caldos quentes que contenham baixa caloria. Prefira as feitas com legumes e temperos naturais.
  • Consuma as frutas ricas em vitamina C para fortalecer o sistema imunológico. São elas: limão, mexerica, mamão, laranja, abacaxi, kiwi, morango.
  • Evite as frituras, pois são super ricas em calorias, além de conter gordura saturada, que está entre as principais causadoras das doenças cardiovasculares!

 

Creme de Mandioca com Bacon

 Ingredientes:

 500gr de Mandioca

250gr de Bacon picado

250gr de Linguiça Calabresa picadinha

2 cebolas médias picadas

4 dentes de alho picados

½ Pimentão amarelo e vermelho bem picadinho

Cheiro verde a gosto

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

  Modo de preparo:

 Numa panela de pressão cozinhe a mandioca por 20 minutos, após cozido retire todos os fiapos.

Juntamente com a água do cozimento bata a mandioca no processador de alimentos e reserve.

Em uma panela frite a cebola, o alho, os pimentões o Bacon e a Linguiça Calabresa, coloque o creme de mandioca que estava reservado, mexendo sempre por 20 minutos ou até se tornar um caldo espesso. Acerte o sal e a pimenta.

Para servir: junto à mesa coloque alguns pães torrados, cheiro verde e Queijo Ralado.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários