D

Dicas do Chef

O que é o Curry

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Curry ou caril é uma mistura de especiarias usada como tempero nos países asiáticos cuja base é o pó seco de folhas de árvore-de-caril, açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela.

A esta mistura básica podem ser acrescentados ainda feno-grego, pimenta-de-caiena, manjericão, noz-moscada, pimenta-da-Jamaica, pimentão e alecrim. Cada família tem, na verdade, a sua receita de curry específica onde inclui outras especiarias diferentes das que mencionei acima e, desta variação é que depende a cor final do tempero, que pode ser amarela, vermelha ou verde, dependendo da quantidade de ingredientes e suas cores. Existem receitas de curry em que entram até 70 especiarias diversas!

Mas, o nome curry também é dado a qualquer “prato asiático” refogado, guisado ou estufado, que tenha molho e que se coma com arroz.

   

Frango ao Molho Curry

 Ingredientes:

500gr de peito de frango em tiras

Sal a gosto

2 colheres (sopa) de óleo

1/2 pimenta-dedo-de moça picada

1 dente de alho picado

1 colher (sopa) de gengibre ralado

1 colher (sopa) de curry

1 xícara (chá) de leite de coco

1 xícara chá) de caldo de galinha

Salsa picada a gosto

 Modo de preparo:

Tempere as tiras de frango com o sal. Em uma panela, aqueça o óleo e doure rapidamente o frango. Acrescente a pimenta, o alho e o gengibre. Refogue durante dois minutos e adicione o curry. Misture bem, junte o leite de coco e o caldo. Cozinhe em fogo baixo por dez minutos.

Desligue o fogo e acrescente a salsa. Sirva com arroz ou purê de batatas.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários