D

Dicas do Chef

Pão Caseiro e seus benefícios

O pão é uma excelente fonte de energia. Nutricionalmente pertence ao grupo dos cereais e é um fornecedor nato de minerais (sódio e potássio), vitaminas do complexo B (B1, B2, B5), fibras e hidratos de carbono (amido) de absorção lenta. Não é por acaso que este alimento está na mesa na primeira refeição e ao longo do dia.

Esta composição ajuda a regularizar os níveis de açúcar (glicemia) no sangue, auxilia o trânsito intestinal e garante a sensação de saciedade prolongada.

Reconhecendo estes benefícios, não custa imaginar que se adicionarmos outros ingredientes – cebola, especiarias, ervas aromáticas, azeitonas – conseguimos ingerir um pão nutricionalmente ainda mais completo, saboroso e adaptar o seu consumo aos diferentes momentos do dia.

O mito de que o pão engorda ainda paira na cabeça de muitas pessoas. Todavia, importa relembrar que o que aumenta as calorias de uma refeição não é o pão, por si só, mas a forma como este é consumido.

  Receita Pão Caseiro

Ingredientes:                       

1kg de Farinha de trigo

10gr Sal

80gr Açúcar

40gr Banha

40gr Óleo de Milho

10gr Fermento biológico seco

550ml Leite

1 unidade de Ovo

100gr de leite em pó

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa e enxuta. Sove a massa por 25 minutos.  Coloque numa bacia e deixe a massa descansar por 20 minutos. Corte a massa em 4 pedaços do mesmo tamanho e modele em formato de pão. Deixe crescer por mais 2 horas. Asse na temperatura de 160ºC por uns 30 minutos.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários