Educação e Cultura

UTFPR MEDIANEIRA

INPE instala magnetômetro no Câmpus Medianeira

Um Acordo de Cooperação firmado entre o Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o Câmpus Medianeira da UTPFR, possibilitou a instalação de um magnetômetro nas dependências da instituição, visando possibilitar o monitoramento do campo magnético da Terra.

A instalação tornou-se possível por meio da mediação do Departamento de Física (DAFIS) do câmpus, que iniciou em no ano de 2016, pelo professor César Henrique Lenzi – atualmente docente do ITA. Segundo Fabrício Dalmolin, professor e atual chefe do DAFIS, o magnetômetro integra uma ampla rede que envolve cientistas de diversos países que estudam o magnetismo da Terra. Apesar da ênfase em estudo do clima espacial (relação Sol-Terra) por parte do INPE, os dados fornecidos pelo magnetômetro estarão disponíveis para uso multidisciplinar pelo corpo docente da Universidade.

Na ocasião, Clezio De Nardin, pesquisador do INPE, ministrou uma palestra intitulada “Clima Espacial”, direcionada aos acadêmicos, professores e comunidade geral, para promover maior compreensão sobre as possibilidades de uso do aparelho instalado.

Flávio Feix Pauli, Diretor-Geral do câmpus, enfatizou a importância da parceria, face à sua contribuição para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa na instituição, e da possibilidade do uso de dados gerados pelo equipamento no contexto acadêmico.

Sobre o magnetômetro – Instrumento usado para medir a intensidade e a direção do campo magnético da Terra, bem como a prospecção mineral, testes não destrutivos de materiais, avaliação das interferências nos enlaces de radiocomunicação e controle de altitude de satélites.

Professores Daiene Schaefer, Fabrício Dalmolin, Técnico INPE e Diretor Flávio Pauli, junto ao magnetômetro instalado no câmpus
Pesquisador Clezio De Nardin (INPE)
Estação de monitoramento do magnetômetro

Comentários