Cultura
Turismo com identidade e criatividade
Por Adetur . 14 de agosto de 2025 . 11:16
O turismo regional vai muito além das paisagens deslumbrantes e dos grandes atrativos de massa, potenciais da região Oeste do Paraná. Ele pulsa na cultura viva dos seus moradores, nas mãos que moldam histórias em barro, tecido, madeira, palha e metal — e, agora, também nos resíduos que ganham nova vida com propósito e beleza. É nesse espírito que chega a segunda edição do Concurso de Artesanato Sustentável dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
A iniciativa, promovida pelo Conselho dos Lindeiros, Adetur Cataratas e Caminhos e o Itaipu Parquetec, é um exemplo claro de como o turismo pode (e deve) dialogar com a economia criativa e com práticas sustentáveis. O concurso envolve a formação, mercado e novas ideias para o setor.
Artesãos e artesãs dos 16 municípios lindeiros ao lago de Itaipu, além de adolescentes com acompanhamento, podem se inscrever em até duas das três categorias propostas, todas com foco em materiais que respeitam o meio ambiente e reforçam a identidade local. Um diferencial importante é o caráter formativo e a premiação que, além do valor em dinheiro, inclui uma imersão nos atrativos de Foz do Iguaçu, com foco na comercialização de souvenirs — ou seja, na profissionalização. As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto pelo link campanha.itaipuparquetec.org.br/concurso-de-artesanato-sustentavel/.
Esse tipo de ação enfoca o artesanato como produto e símbolo de pertencimento, memória e possibilidade concreta de geração de renda aliada à preservação. É turismo que se faz com as pessoas e para as pessoas. E isso, felizmente, tem cada vez mais espaço no território lindeiro ao lago de Itaipu.
É de iniciativas assim que se constrói um turismo regional forte, autêntico e duradouro, entrelaçados aos potenciais desenvolvidos na região.






Comentários