D

Dicas do Chef

Peixes – Sexta-feira Santa

Para muitos, a Páscoa é uma data de bastante importância. E para manter as tradições, ainda é muito comum que famílias optem por não consumirem carne vermelha na sexta-feira Santa. Sendo assim, o peixe assume o posto de prato principal, por isso o Peixe é a estrela da Semana Santa. Filé de tilapia, Pacu, Tambaqui, Piapara, File de Bagre, Frutos do Mar, Carpa, Pescada, robalo, linguado, salmão, sardinha, merluza, badejo… há boas receitas para todas as espécies e todos os gostos.

Cuidados ao comprar peixes:

Olhos: Devem ser transparentes e brilhantes, como se o peixe ainda estivesse vivo. Quando o peixe fica muito tempo no gelo ele fica com os olhos achatados e sem brilho.

Corpo: O corpo do peixe tem que estar bem liso, com a pele intacta e a carne firme sempre que pressionarmos o dedo sobre ela.

Guelras: Quando comprado fresco, o peixe deve apresentar guelras brilhantes e com a cor vermelha, clara e sem marcas cinzentas.

Pele: Tem que estar brilhante e úmida ao tato. A cor pode variar, dependendo das características das espécies.

Escamas: Devem estar brilhantes e firmes, presas ao corpo. Não devem estar embaçadas e opacas, passe a mão no peixe e verifique se as escamas estão se soltando facilmente. Caso estejam, evite.

Odor: O cheiro não deve ser forte ou azedo, parecido com iodo ou amônia, que é sinal de que já passou da data de validade.

Filé de tilapia com crosta de coco e ervas

Ingredientes:

6 filés limpos de Tilápia

1 xicara de coco desidratado

1 colher (sopa) de alecrim verde picado

1 colher (sopa) de tomilho verde picado

70g de manteiga sem sal

2 fatias de pão de forma torradas e trituradas (como uma farofa)

Modo de Preparo:

Tempere o filé de tilapia com sal e pimenta-do-reino moída a gosto, em uma frigideira grelhe o peixe dos dois lados e reserve.

Misture a farofa de pão de forma com a manteiga, o alecrim, o tomilho, o coco desidratado e uma pitada de sal. Faça uma pasta e coloque por cima da Tilápia grelhada e leve ao forno pré-aquecido a 160°C por 7 minutos.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários