D

Dicas do Chef

Você sabia que mais de 50% dos petiscos têm muito sal ou gordura?

Mais da metade dos petiscos que estão a venda atualmente tem grandes quantidades de sal, gordura e/ou açúcar. Essa comprovação foi afirmada por um estudo feito pela Action on Salt, organização que defende a redução desses ingredientes na alimentação.

O levantamento analisou a composição de cerca de 120 produtos, como salgadinhos feitos com lentilhas e batatas fritas, e descobriu que alguns deles têm mais sal que a água do mar.

Em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, Sonia Pombo, gerente da Action on Salt, afirmou que os dados coletados mostram que as agências governamentais precisam fiscalizar melhor os rótulos dos alimentos.

De acordo com Sonia, muitas vezes as embalagens destacam a redução de calorias, por exemplo, enquanto as quantidades de sódio e/ou açúcar ficam “escondidas” no verso, na tabela com as informações nutricionais.

A gerente da Action on Salt ressaltou também que esse não é um problema isolado e sim é uma prática comum entre as empresas de alimentos no mundo inteiro.

Chips de batata doce na AirFryer

Ingredientes:

1 batata doce

1 colher de sopa de azeite de oliva

Sal, orégano, páprica doce e pimenta do reino moída a gosto.

Modo de preparo:

Comece por descascar a batata doce e, se for uma batata grande, cortar em duas ou quatro partes. Em seguida corte a batata ainda crua em fatias finas, usando uma faca afiada ou um fatiador de legumes.

Tempere-as com o azeite, o sal, a pimenta, o orégano e a páprica. Coloque algumas fatias no cesto da AirFryer e cozinhe por cerca de 8 minutos a 180ºC.

Dica: Não coloque muitas fatias de batata de uma vez no cesto da AirFryer ou suas batatas não ficarão crocantes. Também não precisa cozinhar a batata doce antes de assar, simplesmente tempere após fatiar.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários