Esporte

REGIONAL

Inscrições abertas para o 7º Torneio de Pesca Expo-Pesca Tucunaré em Santa Helena

O balneário de Santa Helena sediará nos dias 05 e 06 de maio, o 7º Torneio de Pesca Expo-Pesca Tucunaré. As inscrições abriram esta semana, sendo limitadas à 300 barcos e podem ser feitas até o dia 04 de maio. O torneio será realizado em duplas e tem o custo de R$ 400,00. Está incluso no kit: camiseta manga longa, café, almoço e jantar para cada integrante.

O evento é uma realização da Associação de Pesca Aspeskas, Prefeitura Municipal de Santa Helena, APAE de Santa Helena e Itaipu Binacional.

De acordo com o presidente da Associação de Pesca Aspeskas, Fabiano Unfer de Almeida, o sistema de aferição, vídeo e régua adotado no torneio visa a preservação dos peixes, dos filhotes e dos ninhos. “No local que o pescador pescou ele vai colocar o peixe em cima da régua original do evento, vai fazer uma filmagem e uma fotografia, e vai largar o peixe no seu habitat. Pode acontecer de pescar um peixe, onde tinha um cardume de filhotes e retirar este peixe do local acaba prejudicando os filhotes. Por isso, adotamos esta medida de soltar o peixe no mesmo local que foi pescado”, destaca.

Segundo Fabiano Unfer de Almeida, as inscrições são exclusivamente pelo site www.aspeskas.com.br. “A praticidade de fazer as inscrições pelo site, evita transtornos e facilita tanto para os pescadores quanto para a equipe organizadora”, afirma.

A programação inicia no sábado (05) a partir das 17 horas com a barqueata. Após isso, os pescadores dirigem-se ao balneário de Santa Helena onde será realizada a entrega dos kits e em seguida o jantar. No domingo (06), será servido o café da manhã e às 07 horas acontece a largada da pescaria. Os pescadores têm até as 13 horas para retornarem com as embarcações e o tempo obrigatório na água é de duas horas. A entrega de troféus e sorteios está marcada para as 15 horas.

A premiação para o 1º lugar será uma lancha Limited, 2º lugar um motor 30 HP, 3º lugar um motor 15 HP, 4º, 5º e 6º lugar um barco de alumínio de 6 metros, 7º lugar uma carretinha para barcos simples e 8º lugar um motor 44 LBR. Haverá um barco de alumínio de seis metros para sorteio da barqueata e um prêmio surpresa para o campeão do torneio.

Mais informações podem ser obtidas com Giovani Maffini (Gico), através do telefone (45) 9 9930-3238.

RANKING REGIONAL

O 7º Torneio de Pesca Expo-Pesca Tucunaré valida pontos para a 2ª etapa do 2º Ranking Regional de Pesca Esportiva no Lago de Itaipu. As equipes participantes do ranking disputam quem será a melhor da Pesca Esportiva na região. Os interessados em participar podem ainda se inscrever através do site www.adeturcataratasecaminhos.org.br/pescaesportiva até o dia 03 de maio ou pessoalmente nos dias 05 e 06 de maio quando acontece o Torneio de Pesca em Santa Helena. O valor é de R$ 200,00 por equipe.

O principal objetivo do ranking é promover e popularizar a Pesca Esportiva no Lago de Itaipu, bem como a integração de pescadores através da disputa saudável e amistosa em contato com a natureza e aliados ao respeito pelo meio ambiente.

Comentários