M

Memórias

MEMÓRIA

Primeiro Jornal do Brasil

Data de publicação original: 12/09/2024

Número da edição original: 2327

O Jornal é um veículo de comunicação utilizado desde o Império Romano, antes do nascimento de Cristo. Júlio César criou a “Acta Diurna”, onde eram divulgadas as suas conquistas militares, considerado o primeiro jornal do mundo. Escrito de forma manual em tábuas ou em seda, como na China, por exemplo, o jornal era usado como um meio de comunicação oficial dos governos. Há diversos documentos históricos que comprovam atividades jornalísticas e de imprensa pelo mundo, mas apenas com a invenção da Prensa de Gutenberg, no século XV, é que se tornou possível a produção em massa dos jornais impressos.

No Brasil, a história do jornal inicia com a chegada da Família Real. Junto com D. João, veio toda a sua corte, cerca de 15 mil pessoas e aproximadamente 50 mil livros. Além disso, a Família Real também trouxe suas práticas, costumes e provocaram diversas mudanças, entre elas, a publicação de jornal impresso. Antes disso, era proibida a publicação de jornais no Brasil.

Surge a Imprensa Régia, fundada em 13 de maio de 1808, no aniversário do príncipe regente D. João (1767-1826). E assim, o primeiro jornal da colônia americana, denominado “Gazeta do Rio de Janeiro”, foi publicado, entrando em circulação no dia 10 de setembro de 1808. Embora as notícias veiculadas fossem limitadas, o jornal permitiu a circulação de informações, serviu para fortalecer e enaltecer a imagem da Família Real perante a população. Nas quatro páginas do jornal, não haviam críticas ao governo e eram abordados assuntos sobre príncipes europeus, avanços da guerra na Europa, com destaque para as vitórias contra Napoleão. Além dos temas políticos, indicava onde os migrantes poderiam encontrar produtos que atendiam aos seus gostos, como pães, vinhos, salames italianos e presuntos portugueses.

No mesmo ano, entrou em circulação o jornal de oposição à D. João, o “Correio Braziliense”, editado por Hipólito José da Costa, que se encontrava exilado em Londres. A primeira edição foi publicada no dia 1º de junho, mas por ser produzido em Londres, o jornal só desembarcou na cidade do Rio de Janeiro em outubro de 1808. Nele foram publicadas críticas severas ao governo de D. João.

O primeiro jornal brasileiro, a “Gazeta do Rio de Janeiro”, entrou circulação no dia 10 de setembro de 1808
No mesmo ano, entrou em circulação o jornal de oposição à D. João, o jornal “Correio Braziliense”, editado por Hipólito José da Costa, que se encontrava exilado em Londres
Acesse o QR Code e nos conte sua história!

 

 

 

 

 

 

 

 

A Casa da Memória Roberto Antonio Marin de Medianeira é a guardiã das memórias do município, um espaço dedicado à documentação, pesquisa e resgate do Patrimônio Cultural.

Rua Argentina, nº 1546, Centro (antiga Prefeitura), Medianeira/PR
(45) 3264-8602
www.casadamemoriademedianeira.com.br
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min, aos sábados das 8h às 11h30 e 13h às 17h

Comentários