Educação e Cultura

MEIO AMBIENTE

Alunos da Escola Municipal João Guimarães Rosa participam do projeto “Um rio passa por aqui”

A iniciativa envolve alunos da rede municipal de ensino, unindo arte, conscientização e preservação dos recursos hídricos, além de orientar sobre o percurso da água da chuva até os rios e o descarte correto do lixo

A Escola Municipal João Guimarães Rosa, de Medianeira, participa mais uma vez do projeto “Um Rio Passa Por Aqui”, iniciativa da Itaipu Binacional que promove a conscientização sobre a preservação da água e o descarte correto de resíduos. Na primeira edição, a escola conquistou o primeiro lugar, destacando-se entre as participantes.
Em 2026, o projeto mantém o foco na educação ambiental, com ações práticas e simbólicas, como a pintura de bueiros, as chamadas bocas de lobo, que reforçam a ideia de que a água da chuva leva o lixo das ruas diretamente para rios e nascentes. Entre os dias 23 e 27 de março, escolas e CMEIs de Medianeira transformaram esses espaços urbanos em mensagens visuais de cuidado com o meio ambiente.
A iniciativa integra o convênio Linha Ecológica, do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, e mobiliza escolas públicas de 55 municípios do oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul.
A professora Vanessa Tochetto Barbieri destacou o impacto da ação dentro e fora da sala de aula: “Em sala, trabalhamos o que o lixo causa ao meio ambiente, o que podemos fazer para evitar problemas, a importância da água para área urbana e rural e para todos os seres vivos. Também tivemos o apoio do pessoal da escola, como o Valdomiro e a estagiária Mayara, que ajudaram a acompanhar e organizar a turma, do SMEC/coordenadora Bruna Kamer. Da secretaria de obras e da empresa de limpeza através da Prefeitura Municipal, que recolheu um caminhão de lixo próximo à Escola (garrafas, galhos, roupas velhas, plástico, calçados, etc). Estamos buscando parceria com uma empresa local para revitalização do espaço, para que não aconteça mais o acúmulo de lixo que vai parar no Rio Alegria, principal fonte de abastecimento do município”, finaliza.

Comentários