A

Arquitetando

Closet

Closet com portas em vidro refletivo bronze e iluminação interna (Projeto Ana P. Rossetto e Jaqueline Mafini)

Ter um espaço somente para as roupas e acessórios é o desejo de muitas pessoas e engana-se quem pensa que para ter um closet funcional você precisa de muito espaço.

Quando se fala em closet ideal, deve-se pensar em funcionalidade e organização, dessa forma alguns fatores devem ser levados em conta:

– Avaliar o espaço disponível em casa – Com uma marcenaria sob medida, podemos aproveitar todos os cantinhos disponíveis.

– Considerar as necessidades pessoais e o gosto de quem vai usá-lo – Algumas pessoas preferem roupas dobradas, enquanto outras preferem pendurá-las. Casacos longos ou vestidos demandam espaços maiores. Gravatas, meias, joias, pedem um espaço específico.

– Aberto ou fechado? Essa é uma dúvida frequente. A primeira opção facilita a visualização, mas exige que seja mantido bem organizado. Já a opção fechada, ajuda a preservar as peças da exposição solar ou poeira, mas pode tomar mais espaço. O closet pode ser integrado ao quarto ou em um ambiente separado, dessa forma pode ser sem portas no armário. Também existe a possibilidade de portas em vidro refletivo, que protegem o interior do armário, mantendo a visualização das peças.

– Ter um bom projeto de iluminação – Além da iluminação central do teto, podemos optar pela iluminação interna com perfil de led nas prateleiras, que auxilia na hora de procurar uma peça.

– Possuir um espelho grande.

– Há inúmeros acessórios que permitem tornar um closet funcional – Prateleiras deslizantes, ganchos, varão ou prateleiras iluminadas.

E se você possui muitos acessórios e precisa de um local prático para guardá-los, uma boa dica é apostar em uma ilha central, com gavetas e armários com divisórias. 

Fonte: homify.com.br, liderinteriores.com.br

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014. Atua principalmente com design de interiores, projetos arquitetônicos e de vigilância sanitária.

Comentários