A

Arquitetando

Exaustor ou depurador?

Projeto de interiores com coifa de ilha, Ana P. Rossetto e Jaqueline Mafini

Existem diversos pontos importantes na montagem de uma cozinha, como por exemplo, a escolha da coifa. Ela é a responsável por garantir que vapores, fumaça e gordura oriundos do cozimento não se espalhem no ambiente, deixando a cozinha agradável para se estar. É um item muito importante para os ambientes integrados, afim de não espalhar os odores da cozinha pela casa toda.

Existem duas possibilidades para o ar que for sugado e dependem do modo de instalação escolhido: exaustor ou depurador. E para decidir qual será o melhor para o seu caso, vamos entender as diferenças.

EXAUSTOR – A principal exigência para a instalação do modo exaustor é a possibilidade de fazer um buraco no teto ou parede por onde o tubo flexível vai passar. Sem essa possibilidade, deverá ser utilizado o modo depurador. É possível escolher se será de ilha ou de parede, o que justifica a facilidade em se ajustar a todos os tipos e formatos de cozinha. Vale ressaltar que o exaustor é indicado por garantir uma maior eficiência na remoção dos odores e gorduras, pois utiliza a capacidade de vazão máxima da coifa, provocando o mínimo de ruído possível.

DEPURADOR – Caso não for possível instalar a coifa em modo exaustor, pode-se instalar no modo depurador. Nesse caso, a coifa irá sugar os vapores do cozimento, retendo a gordura no filtro de alumínio e absorvendo os odores no filtro de carvão ativado, renovando o ar e o devolvendo ao ambiente interno da cozinha, através dos orifícios da chaminé. Se comparado com a coifa, o depurador é relativamente mais barato, porém, tem a potência um pouco reduzida. Outro detalhe é que o depurador possui um filtro que deverá ser trocado com o tempo. Existem também modelos suspensos e modelos de embutir no móvel, podendo ficar imperceptíveis.

Fonte: www.tramontina.com.br, revistacasaejardim.globo.com

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014 e pós-graduada em Engenharia de Gestão e Prevenção Contra Incêndio e Pânico. Atua na área desde 2010, com destaque para design de interiores e prevenção de incêndio.

Comentários