A

Arquitetando

Orientação solar e Projetos Arquitetônicos

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Orientação solar é a forma que a luz incide sobre os edifícios e é um fator muito importante a ser considerado na hora de construir.

Esse fator pode ajudar ou comprometer o conforto térmico de toda a obra. Se bem planejada, proporciona uma permanência agradável e auxilia na economia de energia. O projeto arquitetônico deve se adaptar dentro do possível para tirar vantagem em relação ao sol, de acordo com a posição geográfica em que a construção estará localizada.

A orientação solar na arquitetura não é um fator que possa ser analisado de forma homogênea em todo o mundo. Aqui no hemisfério sul, a face norte é a que recebe a maior incidência de sol durante o dia e a face sul é a que menos recebe sol, a face leste recebe o sol da manhã e a oeste o sol da tarde.

A partir disso, o arquiteto define da melhor maneira possível, a localização de cada ambiente, suas aberturas para iluminação e ventilação, tirando proveito das orientações.

Na face oeste, onde incide o sol da tarde podemos posicionar os ambientes de pequena e média permanência, pois essa face faz com que os ambientes esquentem bastante, já para a face leste é interessante posicionar os quartos e varandas, pois é a face que recebe o sol da manhã, mantendo assim, temperaturas agradáveis. Já a face sul, recebe pouca incidência do sol e isso faz com os ambientes possam se tornar mais úmidos. Também existem elementos que podem ser usados para amenizar os efeitos do sol como o “brise-soleil” (do francês “quebra-sol”) e cobogós (elementos vazados).

De forma resumida: Norte – sol o dia inteiro entrando na janela; Sul – quase nada de sol; Leste – sol de manhã; Oeste – sol de tarde.

Um projeto bem elaborado que atende essas orientações solares, de acordo com a posição do terreno, árvores e edificações vizinhas tornará sua construção eficiente, fazendo o proprietário poupar dinheiro com iluminação, uso de ar-condicionado e com todos os outros fatores que um projeto de má qualidade pode trazer.

Fontes: vivadecora.com.br, gazetainformativa.com.br, 44arquitetura.com.br

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014 e pós-graduada em Engenharia de Gestão e Prevenção Contra Incêndio e Pânico. Atua na área desde 2010, com destaque para design de interiores e prevenção de incêndio.

Comentários