A

Arquitetando

Paginação de Pisos

Paginação de pisos, seja em cerâmica, madeira, porcelanato ou pedra, é o estudo que define o melhor desenho ou padrão a ser seguido na hora da instalação dos revestimentos. A partir desse levantamento, é definido como será instalação e o assentamento.

A paginação designa por onde vai começar a instalação do porcelanato, ela também define o tamanho ideal das peças de revestimento, suas cores ou estampas, e é nesse estudo que é calculado a quantidade de peças ou metros quadrados, o que é fundamental para o orçamento.

A definição prévia desses fatores ajuda a evitar desperdícios e auxilia para um resultado final harmonioso.

Algumas tendências na colocação de revestimentos:

TRANSPASSADA – O transpasse do piso é basicamente colocar duas peças lado a lado, mas uma desencontrando o final da outra. Normalmente utilizada em peças em formato de ripa, tornam os ambientes mais naturais e acolhedores. A dimensão do transpasse pode ir de 15% a 25% do tamanho do revestimento, a depender do fabricante.

ESPINHA DE PEIXE – Um desenho muito usual na Europa por vários séculos, que havia caído em desuso e atualmente voltou a ganhar espaço na decoração. Nesse modelo as peças formam um “zig-zag”, chamado espinha de peixe. Ideal para peças em formatos retangulares, onde os porcelanatos devem se encaixar em ângulos de 45º.

ESCAMA DE PEIXE – Semelhante ao formato anterior, exceto pela diferença na direção da instalação da peça.No modelo escama de peixe, as peças são organizadas vertical e horizontalmente, formando 90º. Normalmente usadas peças retangulares como tijolinho (como na imagem abaixo) ou madeira.

Parede com tijolinho assentado no modelo escama de peixe – Projeto Ana Rosseto e Jaqueline Mafini

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014. Atua principalmente com design de interiores, projetos arquitetônicos e de vigilância sanitária.

Comentários