A

Arquitetando

Paisagismo para piscina: confira como escolher as melhores plantas

Com o aumento da temperatura, a procura por espaços de lazer cresce durante o verão. E as piscinas residenciais acabam sendo as opções mais buscadas.

O paisagismo no jardim e piscina tem o poder de criar conexão, induzir ao relaxamento e ainda embelezar as áreas externas. Ele é primordial para tornar esse o lugar mais agradável da casa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você escolher as plantas para compor o seu jardim.

– Primeiramente, devemos observar a incidência solar no local, e posteriormente escolher as plantas levando em consideração a resistência, durabilidade e o efeito estético que ela vai dar.

– É interessante também evitar as plantas que perdem totalmente as folhas em determinadas estações do ano, pois ao caírem na água, as folhas dificultam a filtragem da água na piscina.

– Evitar folhas pontiagudas ou espinhos, que possam ferir alguém e optar por plantas com menor manutenção.

– Outra dica importante é analisar o espaço disponível para escolher o tamanho ideal da planta, pensando no desenvolvimento dela ao longo dos anos, para que não tenham que ser realocadas quando atingirem o tamanho adulto.

Para quem deseja ter um espaço com muito verde, as plantas tropicais são uma ótima opção. Como vegetação alta, as palmeiras são excelentes, seja a palmeira-fênix, palmeira triangular ou palmeira carpentária, todas resistem a altas temperaturas e trazem sofisticação.

Você pode apostar também em espécies variadas como bromélias, pandanus, helicônias, ou alpinias de flores vermelhas e alaranjadas. Outras opções são o Guaimbé, Ravenala, Iris, Dracena rubra.

Outra dica que impacta muito no resultado final é investir em uma iluminação legal, criando pontos focais nas plantas maiores ou em alguma planta que você queira destacar. Podendo destacar ainda os caminhos da piscina até a casa, deixando o ambiente mais aconchegante e acolhedor.

Projeto Ana P. Rossetto e Jaqueline Mafini

O paisagismo no jardim e piscina tem o poder de criar conexão, induzir ao relaxamento e ainda embelezar as áreas externas

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014. Atua principalmente com design de interiores, projetos arquitetônicos e de vigilância sanitária.

Comentários