A

Arquitetando

Piso Drenante

PUBLICIDADE

O piso drenante ou piso permeável vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura, pois oferece uma solução ecológica e sustentável, devido às suas características de escoamento de água, além da estética e uniformidade.

É um piso poroso, formado por uma combinação de concreto e pedras granuladas que permite que o escoamento da água, diferente do piso intertravado. Em alguns casos, a água que escoa por meio do piso drenante pode até ser reutilizada.

Trata-se de uma solução sustentável que reduz os problemas causados por impactos climáticos como enchentes e alagamentos.

Pode ser usado em calçadas, entorno de jardins e piscinas, estacionamentos e rampas.

O piso drenante também é antiderrapante, evita escorregões, quedas e outros tipos de acidentes, por isso é indicado para áreas externas. Além disso, por conta da porosidade, não acumula lama e nem água, garantindo a segurança e conforto.

Dispensa contrapiso, argamassa e rejunte, economizando no material e proporciona agilidade nas etapas finais da obra. Seu processo de instalação é bem simples com brita e pedrisco sobre a base de solo nivelada.

Devido ao desenvolvimento da tecnologia na construção civil, o design do piso drenante está cada vez mais moderno e criativo. É possível criar várias padronagens com a peça, com tamanhos e cores diversificadas.

A estética do piso drenante pode criar uma atmosfera do moderno ao rústico ou contemporâneo, além de ser uma ótima opção para obras sustentáveis.

Amostras de piso drenante nas cores bege e grafite

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014 e pós-graduada em Engenharia de Gestão e Prevenção Contra Incêndio e Pânico. Atua na área desde 2010, com destaque para design de interiores e prevenção de incêndio.

Comentários