A

Arquitetando

COLUNA

Spa em casa

Relaxar, respirar, acalmar a mente e o corpo sem sair de casa. Hoje em dia você pode criar um verdadeiro spa dentro da sua casa ou apartamento e desfrutar de momentos de calma e relaxamento após a rotina diária.

Hidro-spa e banheira de hidromassagem são equipamentos bem parecidos. Ambos oferecem jatos d’água e promovem um relaxamento para o corpo e a mente. O que muda mesmo é o tamanho e a finalidade de cada uma.

A banheira de hidromassagem é menor e geralmente instalada em banheiros ou quartos, para um uso mais reservado. Já a hidro spa no apartamento terá uma função mais social, com modelos que comportam até 10 pessoas. Sendo assim, costuma ser instalada na área externa, sauna, varandas, terraços. Em alguns casos, pode ser um complemento da piscina. Outra diferença é que a água nesse caso pode ser mantida por um longo período devido ao seu sistema de filtração.

O QUE ANALISAR ANTES DE INSTALAR UMA HIDRO SPA – O primeiro tópico que se deve ter atenção antes de escolher uma para o apartamento é com relação à estrutura do edifício, principalmente se a intenção é instalar o equipamento em pavimentos superiores ou cobertura. Deve ser consultado o engenheiro ou construtora responsável para verificar a possibilidade de instalação, devido ao peso considerável que será aplicado à estrutura.

Em apartamentos, é importante analisar também as dimensões do equipamento e proporções do ambiente, a fim de verificar se vai passar por portas ou corredores sem acarretar grandes problemas na hora da instalação, ou considerar o custo de um guindaste para içar o equipamento.

Na hora da instalação, costuma-se encaixar a hidro spa em uma estrutura de alvenaria ou madeira (deck) para esconder os fios e motor. Além dos jatos de hidromassagem, as empresas oferecem diferentes acessórios como o aquecimento, item essencial para manter a água em temperatura agradável, principalmente em regiões mais frias.

Por fim, para deixar tudo mais relaxante e terapêutico, é possível instalar um sistema de iluminação de LED para cromoterapia.

A manutenção da banheira de hidromassagem é bem mais simples do que a de uma piscina. E você vai amar tomar um banho em clima de spa na varanda do seu apartamento ou área de lazer da sua casa.

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014. Atua principalmente com design de interiores, projetos arquitetônicos e de vigilância sanitária.

Comentários