A

Arquitetando

Telhado Aparente ou Platibanda?

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Ao escolher o tipo de cobertura que será utilizado na construção da casa, devemos levar em consideração algumas questões como a estética do projeto arquitetônico, custo de manutenção e a proteção que a cobertura oferece contra os elementos da natureza (sol, chuva e vento). A escolha do tipo de cobertura influencia diretamente no custo da obra devido aos tipos de materiais utilizados (telhas, madeira, metal entre outros) para a construção de ambos os tipos.

Telhado Aparente – A cobertura com telhas segue uma proposta mais tradicional, mas que pode variar em estilos, dependendo do tipo de telha utilizada: ondulada em fibrocimento, colonial, francesa, romana, de concreto, madeira tratada, de material reciclado, com ou sem moldura. Variando em estilo e custo.

Sua maior vantagem é justamente essa variedade de opções, resistência ao tempo e a possibilidade de beirais que servem de proteção para aberturas e paredes. Como desvantagem, demandam bastante tempo de execução e custo final mais alto, pois usa mais madeira.

Telhado com Platibanda – Uma tendência mais moderna são casas com telhado embutido ou com platibanda, que combinam bem com linhas retas, pois escondemos a inclinação das telhas por trás de uma platibanda, assim temos uma proposta mais limpa e contemporânea.

A maior vantagem de telhados com platibanda é a utilização de telhas mais simples (fibrocimento) e uma estrutura de madeira mais leve para sustentá-la ou até mesmo uma estrutura metálica, pois tudo ficará escondido pela platibanda. Demanda menos tempo de construção e sua manutenção é mais fácil. Mas deve-se ter cuidado em alguns detalhes de execução, como inclinação ideal e sistema de escoamento. Os custos com calhas são mais elevados.

Você também pode optar pela laje de cobertura, impermeabilizada ou revestida, sem a necessidade de ter um telhado escondido. Os métodos atuais de impermeabilização são muito eficientes e têm boa vida útil, mas deve ser executado por empresa especializada. A grande vantagem desta opção é a possibilidade de utilizar a cobertura como espaço de lazer ou telhado verde.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Arquitetando

Por: Jaqueline Mafini

Formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2014 e pós-graduada em Engenharia de Gestão e Prevenção Contra Incêndio e Pânico. Atua na área desde 2010, com destaque para design de interiores e prevenção de incêndio.

Comentários