Caderno Especial Saúde

VISÃO HOLÍSTICA

A abordagem natural da saúde através de Terapias Integrativas e Complementares

Terapias Integrativas e Complementares é o termo que reflete uma abordagem de integração de diversas práticas terapêuticas no cuidado à saúde, promovendo uma visão holística do tratamento. “Essas práticas não substituem o tratamento convencional, mas são complementares, enfatizando uma visão do ser humano como um todo, em que mente, corpo e espírito precisam estar equilibrados e harmonizados para a promoção da saúde e bem-estar das pessoas”, explica a Terapeuta Integrativa, Franciele Araujo.

Segundo ela, as terapias integrativas fundamentam-se em uma visão holística, embasando-se no termo “holismo”, que vem da palavra grega “holos”, que significa “todo” e traz uma visão geral do indivíduo na qual as emoções, sensações, sentimentos, razão e intuição se compensam e se vigoram, buscando equilibrar o indivíduo no seu aspecto físico, social, mental, espiritual e ambiental.

A Terapeuta Integrativa reforça que as práticas não convencionais se utilizam de recursos terapêuticos com eficácia comprovada e que complementam as terapias convencionais, respeitando a individualidade de cada um e empregando técnicas seguras, pautadas na responsabilidade profissional, com o pleno conhecimento e consentimento do consultante. Importante ressaltar que além de seu corpo físico, o homem possui uma mente e um espírito que não devem ser separados e que necessita ser tratado como um todo. Na visão oriental, especialmente entre os budistas e hinduístas, corpo humano é formado por centros de energia que são denominados de chacras. Cientificamente, os chacras são considerados pontos de conexão entre o corpo físico e o corpo energético (ou biocampo), sendo vistos como áreas de concentração de energia que influenciam no funcionamento do organismo. Em termos práticos, os chacras são interpretados como locais onde se concentram terminações nervosas, glândulas endócrinas e centros de fluxo sanguíneo, conectados a funções específicas do corpo e da mente. Existem sete chacras principais, alinhados ao longo da coluna vertebral, e cada um deles está associado a uma região específica e funções físicas, emocionais e psicológicas. A ciência moderna tem dificuldade em medir diretamente os chacras, pois eles não são detectáveis pelos métodos convencionais de pesquisa médica, mas há uma base crescente de estudos sobre o sistema bioenergético humano e o impacto da consciência e das emoções no bem-estar físico e mental, que comprovam conexões entre o equilíbrio energético e a saúde”, explana.

Com base nesses conhecimentos, Franciele Araujo desenvolveu uma técnica chamada “Massagem Energética”. “Essa prática consiste em uma combinação de vários protocolos que envolvem terapias integrativas e complementares em uma sessão de massoterapia e o resultado é um relaxamento físico e mental.  Durante a sessão, o consultante entrará em contato com escalda-pés relaxante, uma técnica milenar que promove a saúde e relaxamento dos pés, com os benefícios da aromaterapia com combinações de óleos essenciais selecionados a partir da técnica de radiestesia, exclusivos para cada pessoa. Aliado ao método da Fitoenergética, em que se utiliza da energia das ervas por meio de chás e pindas energéticas atuando diretamente nos chacras, harmonizando-os e restabelecendo o equilíbrio dos sete principais chacras do nosso corpo. Através da musicoterapia e meditação esse método promove um equilíbrio mental e proporciona um momento de autocuidado, reflexão e bem-estar. 

Quer conhecer melhor e ter a experiência da “Massagem Energética”? Entre em contato pelo WhatsApp: (45) 99945-1945, pelo Instagram: @heloflora24 ou faça uma visita no Instituto Neuro Psiquê, na Rua Amazonas, 2530 – próximo Polo esportivo. Instagram: @instituto.neuro.psique.

A Terapeuta Integrativa, Franciele Araujo, desenvolveu uma técnica chamada ‘Massagem Energética’. “Essa prática consiste em uma combinação de vários protocolos que envolvem terapias integrativas e complementares em uma sessão de massoterapia e o resultado é um relaxamento físico e mental”, explica

Comentários