Caderno Especial Saúde

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

A importância de tratar as lesões esportivas

A reabilitação de lesões esportivas não se resume apenas a tratamentos físicos, envolve uma abordagem holística, que considera o bem-estar mental e físico do atleta

Quando pensamos em esportes, frequentemente imaginamos momentos gloriosos, vitórias emocionantes e o sentimento incomparável de superação. No entanto, junto com o esforço e a determinação, há também um lado menos glamouroso, que todo atleta – seja amador ou profissional – conhece bem: as lesões. “Uma lesão esportiva refere-se a qualquer tipo de lesão que ocorre durante a prática de atividade física. Ela pode ser resultado de um trauma direto, como uma queda, ou de um esforço repetitivo, como é o caso das tendinites”, explica o médico Ortopedista e Traumatologista, Dr. Helio Okamura.

Segundo ele, é essencial que essas lesões esportivas sejam tratadas corretamente. “Isso evita complicações futuras, pois ignorar uma lesão pode torná-la crônica ou, pior ainda, pode causar danos permanentes. Além disso, lesões não tratadas podem levar a compensações biomecânicas que resultam em novas lesões em áreas diferentes. O retorno ao esporte também será mais rápido, afinal um tratamento adequado e um período de reabilitação bem orientado permitem que o atleta retorne ao esporte em sua capacidade total mais rapidamente. E com o tratamento correto, há a preservação da saúde mental, porque a atividade física é uma grande aliada da saúde mental. Uma lesão não tratada pode afastar o atleta de sua paixão, levando a sentimentos de depressão ou ansiedade”, orienta o médico.

O Dr. Hélio complementa afirmando que a reabilitação de lesões esportivas não se resume apenas a tratamentos físicos. “Envolve uma combinação de fisioterapia, orientação sobre exercícios, acompanhamento nutricional e, em muitos casos, apoio psicológico. Trabalhar em conjunto com diferentes especialistas garante um tratamento abrangente e eficaz. É uma abordagem holística que considera o bem-estar mental e físico do atleta. Ignorar uma lesão pode ter consequências duradouras, enquanto um tratamento adequado pode significar um retorno mais rápido e seguro ao esporte amado”.

O Ortopedista e Traumatologista reforça ainda que a prevenção é o melhor tratamento. “Tratar lesões é essencial, mas prevenir é ainda melhor. A melhor maneira de evitar lesões é através do fortalecimento muscular, técnicas de treinamento adequadas e descanso apropriado. A educação sobre a importância da prevenção deve ser enfatizada para todos os atletas. Além disso, lembre-se de ouvir o seu corpo e buscar ajuda profissional quando necessário, este é o melhor caminho para uma vida esportiva longa e saudável”, finaliza o Dr. Hélio.

As lesões esportivas devem ser tratadas corretamente. Isso evita complicações futuras, pois ignorar uma lesão pode torná-la crônica ou, pior ainda, pode causar danos permanentes

Comentários