SAÚDE E ESTÉTICA
Implante e faceta para reestabelecimento do sorriso e da autoestima
Texto por Ana Cláudia Valério . Fotos por freepik . 9 de novembro de 2023 . 10:45
Quando se fala de saúde bucal e estética, os pacientes têm muitas dúvidas em relação aos tratamentos e quais os mais indicados. Um questionamento frequente é sobre implante e faceta. Segundo o dentista, especialista em Implantodontia e Harmonização orofacial, Dr. Julio Cezar Capellari, é comum nas reabilitações orais, o cirurgião-dentista associar as técnicas de implantes dentários e facetas no mesmo caso para reestabelecer o sorriso ideal, devolvendo a função mastigatória e estética necessárias. “Sendo estes tratamentos perfeitos para quem busca qualidade de vida, bem-estar e autoestima”, informa.
No entanto, há diferença entre eles. “Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio ou zircônia, que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese semelhante ao dente natural, contribuindo assim para uma melhor aparência estética e função mastigatória. Eles são indicados para aquelas pessoas que perderam um ou mais dentes. Quando os pacientes já fazem uso de uma prótese móvel (dentadura), a utilização dos implantes possibilita a instalação de uma prótese total fixa que mimetiza os dentes naturais e a gengiva, devolvendo a segurança ao sorrir, comer e falar”, explica o dentista.
Sobre as facetas, o Dr. Julio esclarece que são um tratamento restaurador para recobrir a superfície dental, corrigindo as imperfeições de forma e cor dos dentes, trazendo simetria e alinhamento ao sorriso. “Sua principal indicação é para os pacientes insatisfeitos com o sorriso e que buscam uma transformação, rejuvenescimento e harmonia do sorriso e, consequentemente uma melhora da autoestima”, finaliza o especialista em Implantodontia e Harmonização orofacial.
Comentários