C

Café Analítico

COLUNA

Cada experiência é única

Ao longo da vida, passamos por inúmeras situações que vão nos moldando e levando a pensar, ser e agir de determinada maneira em relação ao mundo. As situações pelas quais passamos nem sempre são positivas e muitas delas marcam profundamente a psiquê.

Ano a ano, situação a situação… e a vida é uma escola que todos os dias nos proporciona muito aprendizado. Mas, ao mesmo tempo que ela nos presenteia com todas as situações que nos fazem crescer, amadurecer e compreender a realidade, ela também pode nos levar a ter um olhar e um modo de reagir engessado em relação ao que nos acontece.

Precisamos ter em mente que cada situação é única e que não devemos reagir de maneira igual a eventos diferentes. Esse é um detalhe muito importante para o qual, grande parte das pessoas, não se atém. Por exemplo, alguém que tenha sido traído nos negócios ou no amor, tende a entrar em novas sociedades ou relacionamentos com sentimento de desconfiança, com um pé atrás. Não que isso seja ruim, de todo, afinal, é sempre bom ir pisando firme e dar cada passo com segurança e calma. Porém, o que a maioria não percebe, é que em novos relacionamentos, sejam eles de que origem forem, as pessoas tendem a sentir e a reagir baseados nas experiências passadas. Assim, alguém que foi enganado, por exemplo, tende a sempre estar desconfiado em novas situações, mesmo estas mostrando serem muito diferentes das vividas anteriormente.

Para mudar isso, precisamos sempre racionalizar sobre cada ação e reação que temos em relação à novas experiências. Não devemos agir no automático. Entender que cada pessoa é diferente e trará novas oportunidades e novos eventos para ampliarmos nossa visão de mundo. Entender que se em algum momento você foi enganado, isso não quer dizer que todas as pessoas enganam; que se você foi injustiçado, não quer dizer que todas as pessoas são injustas.

Muitas vezes, a vida nos presenteia com situações e pessoas maravilhosas e podemos, por estarmos cegos e condicionados a esperar o pior, repelir as oportunidades boas que a vida nos dá.

“Porque aprendi que a vida, apesar de bruta, é meio mágica. Dá sempre para tirar um coelho da cartola. E lá vou eu, nas minhas tentativas, às vezes meio cegas, às vezes meio burras, tentar acertar os passos. Sem me preocupar se a próxima etapa será o tombo ou o voo…” Caio Fernando Abreu

Café Analítico

Por: Camyle Hart

Jornalista e Psicóloga (Crp 08/22594)
Atendimento terapêutico (45) 99932-0666

Comentários