C

Café Analítico

psicologia

Crises de ansiedade

Já escrevi algumas vezes sobre ansiedade por aqui, mas a recorrência com que as pessoas têm chegado à clínica com relatos de crises me instigou a continuar no assunto.

“Eu estava dirigindo para o trabalho e, de repente, travei”.

“Estava em casa tomando café e, do nada, comecei a suar frio, meu coração acelerou e eu não conseguia respirar”.

“Fui ao parque com a família, tudo tranquilo, e sem motivo algum comecei a tremer e a chorar sem parar”.

Estes são alguns exemplos do que tem acometido as pessoas, dando a impressão de que uma crise de ansiedade acontece do nada, sem motivo, deixando o indivíduo confuso e sem saber como agir.

Então, vou esclarecer: uma crise de ansiedade não acontece “do nada”. Ela pode vir num momento em que se está distraído, tranquilo, fazendo atividades cotidianas, mas, a crise sempre tem a sua motivação, a sua raiz.

Pode ser um estresse pós-traumático, o acúmulo de uma semana tensa no trabalho, problemas pessoais, mas a crise vem quando se chega ao limite. É a hora, ou melhor, passou da hora de buscar ajuda profissional. A crise é o sintoma, o inconsciente alertando de que as coisas não estão bem.

O ritmo da vida atual, os acontecimentos ruins que vêm acontecendo no mundo, a insegurança em relação ao futuro, os medos, a própria alimentação errada e a alienação em que estamos inseridos, passando horas no celular absorvendo futilidades ou se distraindo com jogos violentos… tudo isso está nos adoecendo e, é claro que, em algum momento, nossa psique vai gritar, vai nos alertar de que estamos nos destruindo, de que é o momento de olharmos para nós mesmos, respirar e nos percebermos, nos sentirmos e buscarmos ajuda profissional.

A ansiedade é sintoma de desequilíbrio emocional, biológico. É estar fora do eixo, é a saída para o acostamento quando se perde o rumo. Hora de parar de olhar para os estímulos externos, ouvir o próprio pedido de socorro e voltar-se para “si mesmo”.

“A ansiedade é semelhante a uma cadeira de balanço: exige que você faça alguma coisa, mas não o conduzirá a nenhum lugar.” Vance Havner

Café Analítico

Por: Camyle Hart

Jornalista e Psicóloga (Crp 08/22594)
Atendimento terapêutico (45) 99932-0666

Comentários