MEDIANEIRA
Coworking Space Público e Casa da Memória receberam mais de 3 mil pessoas em seis meses
Desde a inauguração do Coworking e a reabertura da Casa da Memória para visitação, no final de julho de 2025, os espaços estão cumprindo seus papéis sociais de estimular conexões e fomentar o conhecimento e a preservação histórica
Texto por Assessoria . Fotos por divulgação . 13 de fevereiro de 2026 . 13:52
Entre o dia 17 de julho de 2025 a janeiro de 2026, a Casa da Memória Roberto Antonio Marin e o Coworking Space Público de Medianeira se consolidaram como espaços vivos de encontro, aprendizado e produção coletiva. No período, a intensa visitação à Casa da Memória reafirmou a importância da preservação da história e da identidade local, atraindo estudantes, pesquisadores, turistas e a comunidade em geral. Paralelamente, o Coworking Space Público registrou uso contínuo e diversificado, tornando-se um ambiente estratégico para o desenvolvimento de ideias, projetos e iniciativas empreendedoras. “Mais do que prédios e estruturas, esses espaços cumprem seu papel social ao estimular conexões, fomentar o conhecimento e fortalecer o vínculo da população com a cultura, a inovação e o trabalho colaborativo”, observa a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Marcia Hanzen.
Os números da Casa da Memória sempre foram expressivos, desde o início do funcionamento em julho de 2022. Nesse período, o espaço recebeu aproximadamente 9.200 visitantes, – 1.200 somente nos últimos seis meses (julho de 2025 a janeiro de 2026) -, 8 (oito) exposições e diversos eventos, cafés com memória, seminários e oficinas. “Hoje temos a exposição ‘ORIGEM: raízes históricas da colonização de Medianeira’, que fica em cartaz até a próxima exposição, alusiva aos 75 anos de fundação de Medianeira, em outubro de 2026”, destaca Ana Cláudia Valério, coordenadora do Coworking e da Casa da Memória.
Inaugurado em 17 de julho de 2022, o Coworking Space Público se destaca pelo uso que a comunidade está fazendo. Foram mais de 80 reuniões, cursos, treinamentos e formações, totalizando mais de 1.800 pessoas utilizando os espaços disponíveis. A Área Colabora e as Estações Foco recebem diariamente estudantes e profissionais com seus notebooks, um espaço coletivo, mas ideal para quem precisa de internet de qualidade e conforto. Na Sala Estratégica, um espaço completo com mesa ampla, cadeiras e televisão para treinamentos e reuniões com até 12 pessoas. E para momentos que necessitam de mais espaço, o Coworking oferece o Auditório Conecta, com capacidade para 60 pessoas, projetor e telão. Já o Núcleo Digital conta nove computadores a disposição para trabalho, cursos e formações.

A coordenadora do Coworking explica ainda que o uso dos espaços compartilhados é livre e não exige agendamento prévio, enquanto os demais ambientes necessitam de reserva antecipada. Ela destaca ainda que o funcionamento é orientado por um regulamento, disponível internamente e também no site da Casa da Memória (www.casadamemoriademedianeira.com.br/coworking/). Os agendamentos são GRATUITOS e devem ser feitos pelo telefone whatsapp: (45) 3264-8602.



Comentários