Cidades

Itaipulândia

Demandas municipais e ações integradas são alinhadas entre o município e Conselho dos Lindeiros

PUBLICIDADE

Representantes do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Unioeste, reuniram-se com a Administração Municipal, Câmara de Vreadores e ACIAI, em Itaipulândia, na tarde de quinta-feira.

O objetivo da reunião foi o de apresentar algumas demandas regionais e, principalmente, locais pra fomentar o desenvolvimento próprio dos municípios bem como o crescimento integrado.

Na reunião, os técnicos destacaram alguns tópicos, entre eles, o potencial e perfil dos municípios lindeiros, Tratado de Itaipu – Anexo C, ações e projetos pontuais, ampliar a competitividade das empresas, condições para a empregabilidade, atração de investimentos – agregação de valor e visão estratégica de futuro (nova geração).

Outros focos enfatizados, como eixos de discussão, é implantar Governança Integrada e Inteligente nos Municípios Lindeiros, coordenar ações e projetos para modernizar a Gestão Pública Municipal, promover a sustentabilidade efetiva para o desenvolvimento, promover a autonomia, o desenvolvimento humano, social e profissional visando geração de emprego e renda a partir da ampliação ou geração de novos negócios e atração de investimentos, diagnosticar a situação da saúde pública e qualidade de vida da população lindeira para proposição de ações e políticas públicas, inserir as universidades na promoção do desenvolvimento efetivo dos municípios lindeiros e na indução de competências inovativas e tecnológicas e desenvolver ações visando a viabilidade social, ambiental e econômica da agricultura familiar.

A Prefeita Cleide Prates demonstrou sua aprovação com relação ás discussões dizendo que “a forma atual de gerir e administrar cada vez mais se torna globalizada e com a implantação de políticas comuns à todos os municípios, de forma regionalizada, trará ainda mais progresso á nossa região.”

Outro ponto discutido foi de que os municípios, através de suas equipes técnicas, devem se antever à questões nacionais e elaborar projetos buscando investimentos locais e regionalizados. Um dos exemplos citados é a Itaipu Binacional, uma vez que trabalha justamente com esse foco.

Os trabalhos foram coordenados por Sandra Finckler Diretora Técnica do Conselho dos Municípios Lindeiros, e pelos professores Douglas Roesler e José Ângelo Nicácio. da Unioeste.

Participaram da reunião a prefeita Cleide Prates, o Vice-prefeito Lindolfo M. Rui, além de representantes da Câmara de Vereadores, ACIAI, Setor Técnico da Prefeitura e demais integrantes da equipe administrativa.

Comentários