Cidades

ITAIPULÂNDIA

Fossa ecológica é mais uma atividade do Encontros e Caminhos 2019

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Dando continuidade as atividades do Encontros e Caminhos 2019, o município de Itaipulândia, através do Departamento de Meio Ambiente, realizou a execução de uma fossa ecológica, na propriedade da arquiteta e educadora ambiental, Leila Paschoalloto.

Os trabalhos foram realizados em parceira com a Escola Municipal Carlos Gomes. Os alunos participaram de oficinas, ministradas pela educadora Leila Paschoalloto, que demostrou na prática a execução desse sistema que proporciona o tratamento eficiente de esgotos domésticos, garantindo a saúde do solo e o descarte adequado de pneus e entulhos de obras.

Além disso, os alunos realizaram atividades relacionadas a preservação do meio ambiente em sala de aula e também participaram da execução do projeto.

O sistema consiste basicamente em um tanque impermeabilizado, preenchido com diferentes camadas de substrato e plantado com espécies vegetais de crescimento rápido e alta demanda por água, de preferência com folhas largas (bananeiras, taioba).

Portanto, trata-se de um sistema fechado que transforma os resíduos humanos em nutrientes e que trata, de forma limpa e ecológica, a água envolvida. Diferente de outros sistemas, a água presente neste processo retorna ao ambiente na forma de vapor através da transpiração das folhas. Assim, o sistema de evapotranspiração evita a poluição do solo, dos lençóis freáticos, dos rios e mares.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA POR EDITORIA

Comentários