Cidades

serranópolis do iguaçu

Grupo de Idosos “Primavera da Vida” realiza torneio de bodoque e confecção de casquinhas para a Páscoa

Torneio de Bodoque e confecção de casquinhas para Páscoa oportunizaram momentos de alegria e nostalgia

Na última terça-feira (26), o grupo de idosos “Primavera da Vida” mergulhou em uma jornada de nostalgia e diversão, revivendo tradições e relembrando momentos da juventude através de um torneio de bodoque realizado no Clube Aliança. 

Entre risadas e histórias compartilhadas, os idosos demonstraram suas habilidades em uma competição eletrizante. Para alguns, foi uma oportunidade de reviver os tempos de infância, enquanto para outros, foi uma chance de aprender algo novo.

A aposentada, Clecí Martins, conta que veio preparada. “O bodoque é uma prática que conheço das antigas, não preciso treinar, já tenho meu bodoque aqui e sou acostumada” exaltou. 

Durante o dia também foram realizadas confecções de casquinhas de páscoa e segundo a secretária de assistência social, Janete Roberti, essa prática trouxe muitas lembranças.

“Fizemos cricris e casquinhas de Páscoa, as vovós nos ensinaram a fazer como antigamente, me fez lembrar as casquinhas da minha avó. A Dona Adelina ensinou a fazer o açúcar das casquinhas da mesma forma que minha avó fazia. Todas fazem tudo com muita dedicação, todas muito felizes e isso é muito gratificante pra mim” comemorou Roberti. 

O Grupo primavera da vida foi criado em 2023 e é coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) através do Serviço e Fortalecimento de Vínculos como explica a psicóloga Elisiane Baumbach Langner.
“O Serviço de Vínculos com os idosos é divido em eixos, sendo o primeiro eixo o “Eu comigo”, onde trabalhamos o autoconhecimento, as memórias, a autoestima e o autocuidado. Mas nesse momento estamos focando nas memórias e no autoconhecimento. Então fizemos uma análise de “quem eu era há cinquenta anos”e “quem eu sou hoje”e estamos trabalhando com brincadeiras antigas como o bodoque, tiro ao alvo, e também enfeitando as casquinhas como antigamente, com papel crepom” conta.

A equipe do CRAS veio ao evento caracterizada com a temática “pivete” fazendo alusão as brincadeiras de bodoque, conforme explica a secretária de assistência social. “Hoje as meninas decidiram vir de pivete, todas estão vestidas como os meninos do bodoque. Elas estão, adorando o trabalho que estão fazendo. Está sendo muito divertido, tanto para a equipe quanto para os idosos” explica. 

O Grupo primavera da vida é aberto a todos os idosos do município e para quem ainda não conhece, a dona Clecí, deixa um recado. “Quem não conhece o grupo, é bom que venha conhecer, é muito bom, damos muitas risadas e nos divertimos bastante, nossos encontros fazem de nossos dias especiais” convida.

Além da equipe do CRAS, o prefeito municipal, Ivo Roberti, o vice-prefeito, Gilberto Marsaro, e o vereador, Nilson Mário Konig, foram acompanhar de perto a alegria contagiante dos idosos do Grupo Primavera da Vida.

Comentários