ENCONTRO
II Café com Lideranças do Iguassu Valley fortalece integração do ecossistema regional de inovação
Realizado no Senac Foz do Iguaçu, encontro reuniu representantes do poder público, universidades, instituições e setor empresarial para compartilhar experiências e fortalecer a cooperação regional. O case de Medianeira como território de inovação foi um dos destaques da programação
Texto por ASSESSORIA . Fotos por divulgação . 27 de outubro de 2026 . 16:09
O fortalecimento das conexões entre instituições, poder público, universidades e setor empresarial foi o principal objetivo do II Café com Lideranças, promovido pelo Iguassu Valley no último dia 20, no Senac Foz do Iguaçu. O encontro reuniu representantes dos principais atores do ecossistema regional de inovação e empreendedorismo para compartilhar boas práticas, aproximar lideranças e identificar oportunidades de colaboração para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região.
Nesta edição, a programação contou com a participação especial da professora Márcia Hanzen, secretária de Desenvolvimento Econômico de Medianeira, que apresentou a experiência do município com o tema *“Medianeira: O Território da Inovação”*. A apresentação destacou iniciativas desenvolvidas nos últimos anos para criar um ambiente favorável à inovação, estimular novos negócios e aproximar o setor produtivo da administração pública.
Entre as experiências compartilhadas esteve a utilização da Contratação Pública de Solução Inovadora (CPSI), instrumento que permite ao poder público contratar o desenvolvimento e o teste de soluções inovadoras para desafios da administração municipal. “Trouxemos os casos de Contratação Pública de Solução Inovadora, que é contratação de tecnologia e de inovação no poder público, justamente para podermos ofertar melhores serviços e, de outro lado, estimular novas startups a desenvolverem produtos que possam ser comercializados no Brasil inteiro”, explicou Márcia.
Segundo a secretária, a construção de um ambiente de inovação depende da atuação conjunta entre instituições públicas, empresas e demais organizações do território. Essa articulação contribui tanto para a modernização dos serviços quanto para a geração de oportunidades e a retenção de talentos na região.
Márcia também destacou a importância da troca de experiências entre municípios de diferentes portes. Para ela, o convite para apresentar as iniciativas de Medianeira demonstra que boas práticas podem surgir em diferentes territórios e servir de referência para toda a região.
INTEGRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL – Idealizador e organizador do encontro, o professor Juan Mendonça destacou que o Café com Lideranças nasceu da necessidade de criar um espaço de aproximação e diálogo permanente entre as instituições que integram o ecossistema.“O Café com Lideranças é uma resposta à necessidade de as instituições se encontrarem, conversarem, trocarem ideias, apresentarem suas boas práticas e trabalharem de forma coordenada e colaborativa, tendo como meta o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.
Para Juan, o principal resultado esperado é a construção de uma atuação cada vez mais integrada, capaz de reunir diferentes competências em torno de objetivos comuns. “A ideia é integração, é colaboração. Em vez de sermos ilhas, por que não sermos um continente? Por que não trocarmos nossas experiências e fortalecermos aquilo que temos de melhor? Não é o que nos separa que vai nos levar adiante, é o que nos une”, ressaltou.
O encontro contou com representantes do Senac, ACIFI, Sebrae, Uniguaçu, das secretarias de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu e de Medianeira, da Universidade Corporativa de Itaipu, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da UniHub, e do Itaipu Parquetec, além de empresários e outras lideranças regionais.
INOVAÇÃO COMO COMPROMISSO COM O FUTURO – O diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, professor Colombo, destacou a relevância de conhecer experiências que demonstram como a inovação pode ser estimulada por meio de políticas públicas e da colaboração institucional.
Ao comentar o case apresentado por Medianeira, ressaltou iniciativas relacionadas ao coworking e às compras públicas para inovação, que permitem ao município estimular o desenvolvimento tecnológico e abrir oportunidades para novos empreendedores.
Para ele, a construção de um ecossistema inovador exige continuidade, participação coletiva e uma visão de longo prazo. “Se eu discuto hoje o empreendedorismo inovador, certamente não estou pensando apenas no dia de hoje. Estou pensando no futuro, na prosperidade e no bem-estar de todos daqui a 10, 15, 20 anos”, afirmou.
O professor também destacou que os resultados desse trabalho são construídos progressivamente, por meio de encontros, mudanças culturais, desenvolvimento de soluções e iniciativas capazes de gerar benefícios econômicos e sociais.
A participação das universidades nesse processo também foi enfatizada pelo professor Eduardo Cesar Dechcechi, da Unioeste. Ele ressaltou que, além da formação acadêmica e da pesquisa, as instituições de ensino superior desempenham um papel fundamental na aproximação entre conhecimento científico, empreendedorismo e demandas da sociedade. “A Unioeste se coloca à disposição para colaborar com o meio produtivo no desenvolvimento de tecnologias úteis à sociedade. Esse canal de diálogo não é importante apenas para apresentarmos o que fazemos, mas, principalmente, para mudarmos a nossa prática”, explicou.
RESULTADOS E NOVAS CONEXÕES – A programação também abriu espaço para a apresentação de resultados do Summit Iguassu Valley 2026, conduzida por Jemna Rhoden, organizadora do evento. O momento permitiu compartilhar informações sobre a iniciativa e reforçar a importância das ações conjuntas para a consolidação do ecossistema regional.
Como instituição anfitriã, o Senac recebeu os participantes com um café especial e disponibilizou sua estrutura para a realização do encontro, proporcionando um ambiente de diálogo e aproximação entre as lideranças.
O Café com Lideranças integra uma proposta de encontros bimestrais, realizados de forma rotativa, com o envolvimento de instituições como Senac, ACIFI, Sebrae e Itaipu. A iniciativa busca ampliar a circulação de conhecimentos, aproximar organizações e estimular parcerias que contribuam para o fortalecimento da inovação e do empreendedorismo.
Mais do que compartilhar experiências bem-sucedidas, o movimento pretende consolidar uma visão regional integrada, na qual instituições, empresas, universidades e poder público reconheçam seu papel na construção de oportunidades.
A proposta reforça um dos princípios que orientam a atuação do Iguassu Valley: a inovação se fortalece pela colaboração. Ao aproximar pessoas, conhecimentos e iniciativas, o ecossistema amplia sua capacidade de transformar experiências em soluções e contribuir para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e de toda a região.





Comentários